Mobilidade Urbana / ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO 

04 de Junho de 2021 10h06

Agentes de Trânsito salvam animais que estavam dentro de carro em  exposição excessiva ao calor

04/06/2021

FERNANDA LEITE

Duas agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) fizeram o resgate de um cachorro, um gato e um hamster que estavam sofrendo maus-tratos. Os animais ficaram presos dentro de uma caminhonete, que estava estacionada em um supermercado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, na tarde de quinta-feira (3).  

As agentes Ariana Gauna e Redivania Alves estavam nas proximidades do supermercado e foram acionadas por populares que estavam revoltados com a situação dos animais expostos ao calor por mais de 40 minutos. 

Conforme elas, o carro era oficial e pertencia ao município de Brasnorte. Populares acionaram a Polícia Militar, mas, quando os policiais chegaram ao supermercado, o casal que estava na caminhonete já tinha deixado o local. 

"Conseguimos baixar os vidros e não danificar o veículo. Isso configura maus-tratos aos animais. O casal, sendo uma mulher que estava gestante e um homem, que nos tratou com muita grosseria. A todo momento mandavam eu e minha parceira ir trabalhar, que aquilo não era serviço nosso, ficar ali vigiando animais. Eles disseram também que ficaram por ali por 'apenas' 10 minutos fazendo compras. Mas, pela quantidade de produtos dentro do carrinho de compras, não foi só 10 minutos. Ainda ficamos por 40 minutos esperando e eles não apareceram.  Então, a quanto tempo esses animais estavam trancados, com calor? O cachorrinho estava com sede, defecou. Essas pessoas têm que ser punidas", comentou a agente Edivania. 

Conforme o artigo 32 da Lei 9.605/1998 - animais trancados em ambiente que os exponha a risco de vida ou à sua saúde equivale a crime de maus tratos. Qualquer cidadão pode agir, fotografando a ocorrência e a placa do carro e ligando para a polícia. Isso caracteriza flagrante de crime de maus tratos.