Mobilidade Urbana / CAMPANHA

19 de Março de 2018 18h22

Agentes de trânsito orientam passageiros sobre o “Parada Segura” em campanha voltada à mulher

19/03/2018

ANA CLÁUDIA FORTES e ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Nesta segunda-feira (19) a Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Mulher, promoveu uma ação para combater o assédio sexual contra a mulher. O evento foi realizado na Estação Alencastro e nos Terminais do CPA I e III, pelos agentes de trânsito da Semob.

Na ocasião, os agentes entregaram panfletos e orientaram os passageiros em relação ao tema da campanha, “Descer com Segurança. Exija esse Direito”, com base na “Parada Segura”, Lei Municipal nº 5944/2015, que assegura à mulher que o motorista pare em qualquer lugar da rota para desembarque após às 21hrs. Caso o motorista não cumpra, a pessoa pode denunciar 118.

Segundo a supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo, muitas mulheres desconhecem a Lei. “Algumas pessoas ficam surpresas e prestam muita atenção para saberem o que é essa lei e muitas dizem que nem mesmo conheciam esse direito, então hoje viemos alertar as pessoas que desde que esteja na rota dessa linha, elas podem fazer o uso da “Parada Segura””, conta Luciana.

Para a vendedora Lucia Regina Alves, moradora do bairro Santa Terezinha, a lei é muito útil no retorno do trabalho para casa. “Tem motoristas que param antes do ponto, como volto para casa à noite, seria bom se todos parassem em um local mais próximo, porque receio ser seguida. Já aconteceu inclusive de eu descer em um outro lugar, por medo de alguém que estivesse no próprio ônibus”, diz a vendedora.

Uma pesquisa realizada pelo Data Folha, constatou que 35% dos casos do assédio sexual, ocorrem no transporte público e conforme explica o Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, muitas mulheres desconhecem o que caracteriza o assédio. “Para se ter noção, há mulheres que nem sabem distinguir o que é de fato o assédio sexual no ônibus. Desconhecem até onde vai, onde começa e acabam não denunciando”, explica Luciana.

A Supervisora Luciana Melo explica que o assédio começa quando passa a incomodar a mulher. “Vai desde uma cantada, um toque diferente, uma passada de mão e muita gente não sabe nem o que fazer no momento de assédio, então essa nossa ação foi recebida com muita atenção e as pessoas se interessaram muito sobre a “Parada Segura”, completa Luciana.

A ação teve início às 08hrs e finalizou as 17hrs, o secretário Antenor Figueiredo ressalta que a campanha é uma constante. “Essa campanha será realizada durante o ano  todo, não podemos deixar que o assédio ocorra nos ônibus, pois o transporte coletivo é público, mas o corpo da mulher não”, finaliza o Secretário.

Em caso de assédio sexual a vítima pode denunciar pelo número 190, pelo WhatsApp 99318-9959 ou ainda pelo telefone do Conselho Tutelar (65) 3617-1230.

Mês das Mulheres

Paralelo à mobilização que assegura o respeito à mulher dentro do transporte coletivo municipal, a Praça Alencastro foi palco de uma ação comemorativa em alusão ao Dia Mundial da Mulher que movimentou mais de mil pessoas, desde às 08h da manhã.

O evento organizado pelo Conselho Municipal do Direito da Mulher vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, contou novamente com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e também de parceiros como o Cetem (Centro Técnico Mato-Grossense) que disponibilizou os alunos para oferecerem massagens, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, designer de sobrancelhas, além de dicas de beleza e produção de maquiagens com o apoio de uma marca parceira do evento.

A Secretaria de Saúde também esteve presente com seus agentes distribuindo Kit’s de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, as DST/Aids e orientações para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

O dia especial foi encerrado às 17h, com show ao vivo para celebrar a colaboração dos 200 voluntários da ação.