Mobilidade Urbana / SUGESTÃO DE PAUTA

11 de Fevereiro de 2019 16h51

Agentes da Semob orientam alunos na semana de volta às aulas

11/02/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Centenas de alunos das redes pública e privada serão orientados sobre segurança no trânsito ao longo da semana de volta às aulas na Capital. As atividades, desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), se intensificam neste período, se estendendo por todo ano, com palestras, jogos e blitz educativas.

De acordo com a supervisora de Educação para o Trânsito, Luciana Melo, durante o encontro com as crianças e adolescentes são abordadas aspectos da legislação e principalmente a importância da travessia segura.

O intuito é acompanhar seu desenvolvimento desde a formação básica até o momento em que terão suas habilitações. “Não adianta conhecer e não praticar. Tem que haver um conhecimento maior para que sejam cometidas menos infrações. Isso só pode surgir a partir do respeito ao próximo e da empatia que são levados para as ruas”, diz.

Para o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, por meio da conscientização a sociedade alcançará um ambiente pacífico de tráfego. “Eles são os futuros condutores, por isso a educação para o trânsito se mostra tão importante quanto os demais aspectos da educação fundamental. Estas regras perpassam a construção da cidadania.”

Luciana lembra que as escolas particulares de Cuiabá concentram o maior fluxo de carros e que a infração mais comum nestas regiões é o estacionamento em fila dupla. Diante disso, a recomendação é para que os pais estejam adiantados e procurem deixar seus filhos em paradas seguras, evitando acidentes e o mau exemplo.

“É comum que haja nas escolas pontos para embarque e desembarque dos alunos. Caso não haja, as instituições devem procurar pela Secretaria, para que este tipo de parada seja implantada. Também há casos de sucesso nos quais a própria instituição cria esses espaços, garantindo a segurança das crianças”.

As visitas dos agentes da Semob tiveram início nesta segunda-feira (11), às 6h30h e as 16h30 na Escola do SESI Papa.

SUGESTÃO DE PAUTA

Na terça-feira (12), a visita dos agentes da Semob será realizada na Creche Estadual Nasla Joaquim; na quarta-feira (13), do Colégio Maxi; e nos dias 14 e 15, a ação chega aos colégios São Gonçalo e Master, respectivamente. Em todos os dias, as visitas acontecem às 6h30 e as 16h30.