Sexta, 01 de maio de 2020, 09h20
A- |  A+

Mobilidade Urbana / ATENÇÃO

Ações do Maio Amarelo 2020 são adiadas para setembro

O tema do Movimento para esse ano já está definido: “Perceba o risco. Proteja a Vida”


A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que em virtude da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu transferir as ações presenciais ou de campo realizadas tradicionalmente no mês de maio para o mês de setembro. Com isso, as ações planejadas pelo Município também foram remanejadas para o mesmo período.

O Movimento Maio Amarelo tem como principal característica mobilizar a sociedade, sendo que as vias e rodovias de todo o país têm sido o grande “palco” das ações desenvolvidas pela sociedade durante o mês de maio. Vale destacar ainda que um dos principais aliados do movimento nos últimos anos, a mídia, atualmente está totalmente focada na cobertura relevante da pandemia do coronavírus.

Realizar o Maio Amarelo com a mobilização que tradicionalmente ocorre (caminhadas/blitz/palestras/ seminários/etc) será inconcebível nesse momento, uma vez que o chamamento nacional é para que a sociedade faça o isolamento social, visando a redução do contágio.

Apesar de não serem realizadas blitz, “adesivaços”, palestras, entre outros trabalhos em grupo, a Semob mantém o trabalho de fiscalização e controle a fim de evitar acidentes e manter cada vez mais um trânsito seguro e sem registros de acidentes.

“Esse trabalho realizado nacionalmente no mês de maio voltado para ações de prevenção de acidentes deve ser uma ação contínua. É um trabalho de conscientização da população, nesse caso em especial dos ciclistas. Estamos de olho em você”, disse a secretária adjunta da Semob, Luciana Zamproni

Dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de atendimentos e internações relacionadas à acidentes com ciclistas no HMC, de 45% reduziu para 10% nesse momento de isolamento social da população por conta do Covid-19. Com a retomada das atividades do comércio, essa estatística tende a aumentar. “Por isso que precisamos da colaboração de todos. Só não teremos ações efetivas, no entanto o cuidado no trânsito deve ser constante”, ponderou Luciana.

O tema do Movimento para esse ano já está definido: “Perceba o risco. Proteja a Vida”.

Assim como nos anos anteriores, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem pela vida”, concluiu.

 

 

 

 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá