Mobilidade Urbana / ACOMPANHAMENTO

24 de Outubro de 2021 06h33

Ação educativa: Câmeras de videomonitoramento flagram motoristas estacionados irregularmente e agentes avisam sobre infração

24/10/2021

FERNANDA LEITE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Central de Videomonitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)  constantemente flagra motoristas e motociclistas estacionados em locais proibidos nas ruas e avenidas da Capital. E de forma orientativa, os agentes que atuam nesta central  ligam para os motoristas que estão cometendo alguma infração no trânsito. Mas, para isso, os dados do veículo ou da motocicleta devem estar atualizado junto à pasta de Mobilidade Urbana, caso contrário, agentes de trânsito são acionados para irem notificar o condutor infrator. 

Atualmente, 45  câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade com o objetivo garantir maior segurança nas vias da capital. Algumas delas possuem o sistema OCR (leitores ópticos de caracteres), que detectam veículos irregulares, inclusive roubados.  A Capital conta com mais de 150 faixas monitoradas.
“Essas câmeras, além de fazerem o registro de infrações, acidentes e algumas irregularidades, também ajudam na segurança pública da nossa cidade.  O sistema OCR ajuda a Polícia Militar a recuperar carros roubados e ações criminosas. Todas as informações são compartilhadas com a PM", explicou o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego. O banco de dados dos condutores devem ser atualizados no  Departamento de Trânsito do Estado de  Mato Grosso (Detran- MT).