Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / EDUCAÇÃO AMBIENTAL

09 de Junho de 2017 16h56

VII Gincana Ecológica coleta mais de 3.400 toneladas de garrafas plásticas

09/06/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

A 7ª edição da tradicional Gincana Ecológica ultrapassou a marca de 3.400 toneladas de garrafas plásticas retiradas do meio ambiente. A conquista é fruto da intensa dedicação das 14 escolas municipais que participaram da atividade, unindo seus alunos em prol da preservação ambiental através da coleta seletiva. Nesta sexta-feira (09), a manhã festiva marcou a consagração da unidade vitoriosa na edição 2017, além de encerrar a Semana Mundial do Meio Ambiente.

Ao lado das mais de 700 crianças da rede municipal de ensino, o prefeito Emanuel Pinheiro reforçou o compromisso que toda a Capital deve ter com a preservação dos nossos recursos naturais. Segundo ele, a Cuiabá dos 300 anos está sendo planejada para atender aos pequenos, os herdeiros desta terra.

“Estas crianças são a nossa maior herança e riqueza, o símbolo do vigor que Cuiabá tanto emana com seu promissor futuro. E a Gincana Ecológica é o fortalecimento desta premissa. A cidade do amanhã só existirá quando dimensionarmos nosso papel como agentes transformadores e preservadores do meio ambiente que nos cerca, e todos eles aqui fazem parte disso. A Prefeitura de Cuiabá tem direcionado esforços para a educação ambiental tanto para adultos como para o mais novos, com a certeza de que o conhecimento solidificará a máxima de que todos devemos trabalhar juntos para zelar por aquilo que nos foi presenteado. Ao tomarmos esse posicionamento, amadurecendo a mentalidade da geração mais antiga e plantando uma semente na nova, seremos capazes de atingir o desenvolvimento sustentável”, afirmou Pinheiro.

Com o objetivo de despertar um olhar apurado para todas as questões que envolvem a preservação dos recursos naturais, a gincana promove a cultura de reciclagem nas comunidades escolares. Naturalmente, a sustentabilidade é apresentada como uma alternativa viável, estando ao alcance de todos, sejam eles gestores, alunos, pais e professores, como pontuou Zilda Helena, gerente do Horto Florestal.

“Este ano tivemos uma redução na quantidade de toneladas arrecadadas, o que é justamente o nosso objetivo. Isso significa que as escolas já adotaram práticas socioambientais rotineiras, como já acontece em algumas unidades. Nosso propósito é exatamente gerar este hábito, que envolva toda a esfera escolar, familiar e local, onde a comunidade entende seu papel como cidadã consciente e dá alternativas ecológicas para resíduos sólidos que anteriormente seriam indevidamente descartados na natureza, sem qualquer cuidado. O trabalho iniciado há sete anos tem gerado frutos duradouros, como políticas de coleta seletiva e aproveitamento de materiais para artesanato”, disse.

O trabalho contínuo é estipulado entre os professores e coordenadores das unidades, conforme salientou Edilene Machado, secretária-adjunta de Educação. “Além de orientados, eles são estimulados a tratar a temática de forma teórica e técnica dentro da sala de aula, trazendo a questão que é tão abrangente para o mundo deles. O objetivo é fazer com que eles percebam que na relação com o meio ambiente não há distanciamento. Há sempre algo ao nosso alcance que pode ser feito para tornar o planeta melhor e mais saudável”.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, envolver os pequenos com a natureza de forma prática é uma das maneiras de fazê-los compreender a riqueza que os cerca. “Este investimento que o prefeito pontuou é uma necessidade – considerando nosso atual contexto socioambiental. Mais do que nunca devemos nos unir para garantir a sobrevivência humana, o que só será possível através da educação ambiental aplicada”, falou.

Além da revelação do montante total de material reciclado coletado pelos estudantes, a VII Gincana Ecológica premiou as três instituições municipais que reuniram a maior quantidade de garrafas plásticas. As três primeiras colocadas foram as EMEBs Floriano Bocheneki (1.121 quilos); Senador Gastão de Matos Mueller (644 kgs) e Constança Figueiredo Palma (550 kgs).

Para a coordenadora escolar da grande vencedora, Neuzalina Prado, a vitória arrebatadora é o reflexo de um envolvimento particularmente profundo de todas as turmas da unidade. Segundo ela, a competitividade saudável foi trabalhada nos alunos, por meio de uma micro gincana.

“Propomos para a instituição uma forma compacta da tradicional iniciativa envolvendo todas as salas. Competindo entre si, as classes receberam a missão de coletar a maior quantidade de garrafas plásticas possível. O grupo vencedor ganharia uma sovertada. O prêmio serviu como um incrível estímulo, uma vez que os ajudou a perceber a comunidade que os rodeia e como ela lida com o descarte deste material. A partir de uma brincadeira, ensinamos valores grandiosos, que também são uma extensão de um semestre inteiro em que o tema da escola foi o meio ambiente”, falou.

 

Para os alunos envolvidos, a experiência trouxe lições de suma importância, como comentou Sara Lins, 10, estudante do 5º ano da EMEB Floriano Bocheneki. “Eu aprendi que não podemos mais machucar a natureza, mas precisamos cuidar de sua beleza e saúde, para que nós vivamos bem. Além disso, não podemos maltratar as árvores e temos que economizar água”, concluiu. 

As três unidades municipais vencedoras foram contempladas com kits esportivos e mochilas para todos os alunos. Além desta premiação, a primeira colocada também ganhou uma televisão full HD.