Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

13 de Julho de 2010 09h00

Verdes cuidam da arborização da cidade

13/07/2010

Fabiola Gomes-Assessoria/Smades

A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o micro-clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos, a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades. Preocupada em executar uma gestão sustentável, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da capita, executa uma política de gestão ambiental com a participação da sociedade promovendo o desenvolvimento ecologicamente equilibrado e protegendo os recursos naturais para as  gerações presentes e futuras.

O Secretário Archimedes Pereira Lima Neto, da Secretaria de Meio Ambiente, afirmou que a Smades atua na gestão das áreas verdes, cuidando da arborização, dos parques, das praças, das reservas e das áreas de preservação ambiental. “Na Diretoria do Meio Ambiente, a Secretaria atua sobre a poluição atmosférica, monitorando a qualidade do ar; áreas de preservação ambiental e permanente”, disse.
Já a Diretoria de Gerenciamento Urbano atua no combate à poluição visual, fiscalização de terrenos baldios e poluição sonora e permissão de uso de espaço público, além da fiscalização do licenciamento das atividades comerciais, industriais e prestadoras de serviço do município.
“A Secretaria do Verde tem a visão da Educação Ambiental como formadores da consciência ecológica, por meio da conscientização advinda da prática social embasada pela teoria”, afirmou. O Secretário também esclareceu que quem pretende começar a contribuir para a arborização da cidade pode procurar o Departamento de Parques e Jardins da Smades, que fica no Horto Florestal.
Ali o cidadão encontrará técnicos e engenheiros florestais que vão orientá-lo sobre a espécie ideal para o plantio, considerando o local onde a árvore será plantada.
O DPJ funciona das 7 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, nas dependências do Horto Florestal, localizado à Rua Antônio Dorilêo, no Coxipó. 
Mais Informações:
3313-3157 ou 3645-6101