Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / ARBORIZAÇÃO

17 de Setembro de 2018 10h16

Verde Novo distribui mais de 600 mudas de árvores no Parque das Águas

17/09/2018

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Reprodução

Arquivo

O Parque das Águas foi palco para a entrega de mais de 600 mudas de árvores frutíferas e de sombra, no sábado (15). Em mais uma edição do projeto Verde Novo, famílias, crianças, idosos, grupos de amigos e casais foram atraídos pelo ideal de arborização e valorização do meio ambiente. A proposta é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), representado pelo Juizado Ambiental (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

De acordo com o gestor do Juvam, Hugo Pffannemuller, a ação vai além da distribuição e plantio, visando também à conscientização por meio de palestras nas escolas e orientação à população. “Aqui no parque a diversidade de pessoas circulando é muito grande, então vemos desde crianças até pessoas de mais idade se interessando pela questão ambiental e vindo buscar suas plantas. Isso nos deixa muito felizes”, diz.

A meta, segundo o prefeito, Emanuel Pinheiro, é alcançar 300 mil mudas distribuídas e plantadas na Capital ao longo de 2018 e 2019, em alusão aos 300 anos da cidade, comemorados no ano que vem. Até o momento mais de 15 mil mudas foram entregues em ações por diferentes pontos.

“Temos uma parceria iniciada por meio desse projeto que está quebrando paradigmas. É necessário que cada um contribua com a preservação do meio ambiente e, principalmente, com o resgate do título de Cidade Verde. Isso é algo que a Prefeitura tem buscado seguir em todas as intervenções que faz. Por meio de ações como esta é que vamos construir o ideal de uma sociedade cada vez melhor”, comentou Pinheiro.

Sob orientação dos profissionais os frequentadores do parque puderam escolher qual planta melhor se adequa a cada espaço. As opções variavam entre pés de acerola, pitanga, tamarindo, pitomba, carambola, ipês e outros. Muitas dessas mudas deixaram o local direto para a varanda de apartamentos, como no caso da arquiteta Natália Martinello, que irá encontrar um espaço para seu novo pé de acerola.

“Eu cresci em casa, então tínhamos muitas árvores, inclusive pé de acerola, que estou levando agora. Como hoje moro em apartamento, fica um pouco complicado plantar. Mesmo assim, sempre que tenho um espaço sobrando, busco uma alternativa. Já tenho uma horta, por exemplo. Esse contato com a natureza é muito importante por isso até penso em futuramente morar em uma chácara ou sítio”, conta.