Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Capacitação

01 de Junho de 2016 17h15

Universitários são capacitados para atuar no encerramento da Semana do Meio Ambiente

01/06/2016

LUCIANA SOUZA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Mais de 60 universitários das áreas biologia, engenharia ambiental e geografia, iniciaram na tarde desta terça-feira (1º), uma capacitação para serrem monitores no encerramento da Semana do Meio Ambiente. A capacitação está sendo realizada no Horto Florestal com o tema “Meio Ambiente e Saúde: uma análise de cidadania” e visa atender as escolas participantes da 6ª gincana Ambiental, que se encerra na sexta-feira (03), com a trilha ecológica, onde será trabalhado o tema base com os alunos da rede municipal de ensino.

“Essa instrução é muito valida para todos. É uma maneira de os universitários ampliarem seus conhecimentos e ao mesmo tempo colocá-los em prática, ensinando os alunos. Essa abordagem, sem dúvida, é a melhor maneira de educação. Pois ambos aprendem. Os monitores aqui são chamados para explorar este espaço, tão rico em fauna e flora”, disse Zilda Helena, gerente do Horto Florestal.

A capacitação trata assuntos como os impactos no ambiente aquático e comprometimento na saúde humana por meio de florações; saneamento básico no combate às doenças, conhecimento da nossa fauna e flora. As aulas estão sendo ministradas  por mestres e doutores da área ambiental. São dois dias de aulas teóricas e uma manhã para a prática.

Zilda Helena explicou que este ano foi abordado o tema saúde pelo alto índice de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes agypti. Todos os anos trabalhamos sobre a reciclagem. Este ano, com o alto índice da dengue, zika vírus e outros, nos vimos na obrigação de abordar o tema com os envolvidos. Sabemos que quando passamos o conhecimento este é difundido com familiares, amigos. Alunos, universitários se tornam agentes pela vida,” declarou.

Gincana Ambiental

Este ano a “Gincana Ambiental” atendeu 12 escolas da região sul da capital, trabalhando com a reciclagem e prevenção de doenças com mais de 500 alunos. Durante as visitas nas escolas, os alunos foram incentivados a coletar materiais recicláveis e como composta-los. Eles aprenderam o impacto negativo que o lixo causa quando não tratado da maneira correta e o impacto positivo que ele traz para a sociedade quando bem utilizado.

“Falamos muito em reciclagem, em como ela pode trazer coisas boas. Mas nos esquecemos muitas vezes, de abordá-la na educação. Pois sabemos que a raiz tanto para o bem quanto para o mal está na base educacional. E pelo índice de doenças este ano, sequenciamos os resíduos com  os casos de doença. Falar somente, na maioria, não causa tanto impacto, quanto mostrar para eles o resultado do desrespeito com o meio ambiente”, pontuou Zilda Helena.

 O material coletado será recolhido pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e deve ser destinado a associações e instituições que trabalham com reciclagem. Este ano as três primeiras escolas que mais coletaram os materiais, ganharam artigos esportivos para auxiliar nas aulas e o aluno que mais coletou ganhará um televisor, como premiação.

 

A Semana do Meio Ambiente tem seu encerramento na sexta-feira (3), com uma manhã de apresentações regionais de músicas, danças e brincadeiras e a realização da trilha com aula ambiental. As atividades começam às 8 horas e a previsão é que se encerre às 11 horas. O evento é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente com parceria das Secretarias de Educação e Serviços Urbanos.