Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / REORDENAMENTO

08 de Agosto de 2018 10h14

Termo de Compromisso assegura organização do cabeamento aéreo no Centro Histórico

08/08/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá e a Energisa Mato Grosso assinaram, nessa terça-feira (07), o Termo de Compromisso para o reordenamento da estrutura de cabeamento aéreo existente no Centro Histórico. A medida faz parte de um conjunto de ações que o prefeito Emanuel Pinheiro tem executado ao longo da cidade, visando melhorar a infraestrutura da Capital. Igualmente, o gestor também busca oferecer aos cuiabanos a oportunidade de habitarem em uma cidade que segue em constante desenvolvimento, sem gerar prejuízos ao bem estar e à qualidade de vida do munícipe.

A assinatura do documento é fruto de um constante trabalho de articulação e convencimento realizado pelo chefe do Executivo, junto à companhia de distribuição de energia elétrica. A ideia do prefeito é que, tomando como ponto de partida a região central, Cuiabá ganhe um novo visual, a começar pela eliminação das chamadas “fiações mortas” e pelo processo de sistematização dos cabos ainda em utilização. O procedimento contará também com a atuação das operadoras de telefonia, internet e TV a cabo que operam na cidade.

De acordo com o Termo de Compromisso, a ação englobará todo quadrilátero localizado entre as avenidas Ten. Cel. Duarte e Mato Grosso e as ruas Ten. Thogo da Silva Pereira e Estevão de Mendonça. O documento estabelece ainda que, a contar da data da assinatura, as empresas possuem o prazo de 120 dias para promover a retirada dos cabos inservíveis, bem como a organização das fiações, tanto de energia elétrica quanto de telecomunicação.

Conforme explica o prefeito Emanuel Pinheiro, o trabalho de reordenação contribuirá para a segurança do cidadão, extinguindo os riscos de acidentes causados pelo emaranhado de fios e cabos soltos nos milhares de postes do quadrante delimitado. Com a assinatura do documento, Pinheiro pretende ainda dar mais um importante passo rumo à eliminação da poluição visual na paisagem aérea urbana de Cuiabá, assegurando ao cidadão o direito constitucional de viver em um ambiente ecologicamente equilibrado.

“Inicialmente determinei a realização de um projeto piloto, promovendo a limpeza dos postes nessa área demarcada. Quero estender isso de maneira integral para Cuiabá, pois é uma situação que atinge todas as regiões. Mas é claro que para isso precisávamos dar esse primeiro passo. Essa é uma situação que vem envergonhando a nossa cidade e causa uma enorme insegurança à população, pois está sendo muito comum registrar acidentes com fios que enroscaram em bicicletas, motocicletas e pedestres. A minha cobrança é para que devolvam aquele visual lindo e charmoso do Centro Histórico, sem esse emaranhado de fiação, que representa um desrespeito ao cidadão”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ao longo dos 120 dias, todo o processo será monitorado pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano que, além de um acompanhamento físico, terão a responsabilidade de criar um banco de imagens, em que será possível fazer uma avaliação mensal do andamento do serviço. Também está sob a incumbência das pastas a cobrança para que as normas estabelecidas no Termo de Compromisso sejam, rigorosamente, cumpridas. Os valores investidos para a realização da limpeza e reordenamento serão todos efetuados pelas empresas privadas, não gerando dessa forma qualquer custo à Prefeitura.

“Para a Energisa, esse é um momento único. É uma oportunidade de contribuir, não somente com o aniversário de 300 anos da Cuiabá, mas também com o embelezamento da cidade e a segurança da população cuiabana. Há algum tempo fomos procurados pelo prefeito Emanuel Pinheiro para que pudéssemos estudar aquilo que poderia ser feito. Após uma série de reuniões, conseguimos trazer as empresas de telecomunicações para dentro desse procedimento e nos comprometemos de entregar esse quadrilátero central. A Energisa já está mobilizando sua equipe e em 120 dias vamos promover essa adequação”, concluiu o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto José Barbanera.

Participaram do ato de assinatura os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, o controlador-geral Marcus Brito, e o procurador-geral Luiz Antonio Possas de Carvalho. Também estivem presentes os vereadores Misael Galvão, Adevair Cabral e Renivaldo Nascimento.