Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / MANHÃ RECREATIVA

03 de Dezembro de 2018 14h33

SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeitura realiza mais uma edição do Natal Ambiental

03/12/2018

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta terça-feira (04), a partir das 7h30, no Horto Florestal Tote Garcia, mais uma edição do Natal Especial Ambiental. O evento, promovido anualmente, faz parte do calendário de atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e tem como principal objetivo atender crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais.

Na oportunidade, as crianças participarão de uma manhã recreativa com brincadeiras, apresentações e a inclusão desse público em ações de educação ambiental. O projeto contempla, especificamente, instituições que atendam alunos com excepcionalidades, promovendo atividades como teatro, danças típicas, trilha ambiental, pintura facial, foto com Papai Noel e distribuição de presentes.

A ação é uma alternativa encontrada pelo Município para garantir o acesso e a presença dessas crianças e adolescentes no contexto social que aborda sobre a temática ambiental. A ideia é fazer com que a iniciativa reflita de forma positiva, possibilitando o respeito entre as diferenças por meio de ações afirmativas.

O Horto

O Horto Florestal de Cuiabá foi inaugurado no final da década de 1930, no dia 21 de setembro de 1939, tendo na época 34 hectares de área total. A princípio, seu principal objetivo era a produção de mudas e sementes destinadas aos agricultores da região e também para arborização da cidade.

Ao longo dos anos, o Horto passou por frequentes mudanças de espaço e denominação, sendo a última mudança para o local onde hoje se encontra às margens do Rio Coxipó. Ele foi reinaugurado no ano de 1989, com o nome de “Horto Florestal Tote Garcia”. O nome é uma homenagem a um antigo morador da região e compositor do rasqueado cuiabano, que utilizava as dependências do local como inspiração para suas composições.

Além da mudança de nome, houve também mudança na sua área total, diminuído para 17 hectares e com alguns novos objetivos, dentre eles a aplicação da educação ambiental, ofertadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Serviço

Assunto: Realização do Natal Especial Ambiental

Local: Horto Florestal Tote Garcia

Horário: A partir das 7h30

Data: 04 de dezembro, terça-feira