Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / GESTÃO

05 de Agosto de 2021 15h40

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro lança Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

05/08/2021

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lança na manhã desta sexta-feira (06), às 8h30, na praça Alencastro, o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá. Na ocasião, os brigadistas de comunidades da zona rural que receberão formação de combate ao fogo receberão certificados e equipamentos de proteção individual. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável em parceria com  a Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de formar cidadãos no combate seguro ao fogo em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pode ser mais demorado, o programa visa orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares e também dando ferramentas práticas para a prevenção as queimadas.

Também será anunciada a criação das brigadas de combate ao incêndio urbano, uma em cada região de Cuiabá, com entrega de uma viatura para cada ponto e equipamentos à disposição até o fim do período de seca na Capital.

Durante o mês de agosto será realizada também Blitz Ecológica em pontos estratégicos de saída da cidade, com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disposta a conscientizar o cidadão a respeito das queimadas irregulares e de hábitos que podem causar queimadas acidentais, como por exemplo, jogar bitucas de cigarro pela janela do carro ao longo da rodovia.

SERVIÇO

O que: Lançamento Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Quando: sexta-feira (06), às 8h30

Onde: Praça Alencastro