Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / CONSCIENTIZAÇÃO

04 de Junho de 2017 12h57

Semana Mundial do Meio Ambiente vai contemplar crianças com passeio ecológico e educação ambiental

04/06/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

A Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, vai propiciar uma experiência diferente para os alunos da rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira (05), 250 crianças terão a oportunidade de conhecer o Parque das Águas por uma perspectiva diferente e mais aprofundada. Com um passeio ecológico, estes estudantes e mais 50 outros alunos do Centro Integrado Pedagógico de Ensino Especial, terão uma aula de educação ambiental através das espécies nativas presentes no cartão postal da Capital.

“Iniciaremos a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, datado em cinco de junho, com uma experiência imersiva em um espaço de lazer que tantos frequentam, mas poucos conhecem detalhadamente. Às 8h, receberemos estas crianças e vamos leva-las para uma jornada diferente, que visa estimular o cuidado com nossa flora e fauna e a preservação dos nossos recursos hídricos. Queremos que estes pequenos contemplem a belíssima paisagem do parque por uma ótica mais madura, que entende seu papel como agente transformador e preservador do meio em que vive. Estes alunos fazem parte do futuro da nossa terra e o município quer solidificar a máxima de que está nas mãos deles – e nas nossas também – promissores tempos vindouros”, afirmou Juarez Samaniego, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Além do passeio ecológico, a abertura da Semana também presenteará os participantes com um kit, contendo um livro ilustrativo e um material para colorir, desenvolvido pelo renomado artista plástico, Victor Hugo dos Santos. Intitulado ‘Arte em Defesa dos Animais do Pantanal’, o material lúdico traz detalhes específicos de espécies presentes na Amazônia e no Cerrado, fortalecendo a premissa da necessidade de proteger a vida selvagem existente no nosso país.

“Este kit é fruto de um intenso e extenso trabalho que além de contar com um visual artístico criado com muito cuidado, visa passar uma mensagem importante para as nossas crianças. Através de um material recreativo, estes alunos também aprenderão sobre o valor que a vida animal do nosso país possui e certamente uma semente será plantada na consciência de cada um, que passará a compreender melhor porque devemos zelar tanto pelo meio ambiente, como por todos os bichos que também necessitam dele”, salientou Victor Hugo.

Fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Educação, a abertura da Semana também contará com a doação de mudas a todos os visitantes interessados que estiverem transitando pelo parque. Ao longo de toda a segunda-feira, os frequentadores do espaço serão presenteados com árvores frutíferas ou sombreiras sem qualquer custo.

Outras atividades

A Semana Mundial do Meio Ambiente também contará com o curso de Monitoria Ambiental, realizado pelo Horto Florestal. Nos dias 07 e 08 de junho, assuntos como “Áreas Verdes e APP” e “Monitoria Ecológica” serão ensinados aos interessados em fazer a capacitação. Ofertado gratuitamente, estarão disponíveis 70 vagas, que devem ser preenchidas nos dias do evento, dentre às 12h e 13h. O treinamento dos monitores ambientais será genuinamente finalizado na sexta-feira (09), no enceramento da Semana do Meio Ambiente, marcado pela revelação e premiação dos vencedores da VII Gincana Ecológica.