Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Bem-estar

18 de Fevereiro de 2016 16h01

Roda de terapia retoma suas atividades semanais no Horto Florestal

18/02/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

A tradicional Roda de Terapia Comunitária, realizada pela Prefeitura de Cuiabá no Horto Florestal, retoma suas atividades semanais nesta sexta-feira (19), às 9h. A iniciativa, que faz parte do núcleo de Práticas Integrativas e Complementares, visa proporcionar um momento de compartilhamento de experiências, situações e conflitos, a fim de oferecer apoio mútuo entre os participantes.

“Realizamos esse trabalho há um ano e meio e é notável os frutos que colhemos com a participação popular. Além de oferecer um ambiente confortável e cercado pela natureza, as rodas de terapia são excelentes para todos aqueles que buscam abrigo e auxílio para lidar com os conflitos familiares e até mesmo profissionais. Aqui trocamos testemunhos de vida, aprendemos uns com os outros e nos afastamos, ainda que por pouco tempo, da rotina frenética natural de uma capital”, afirma Zilda Helena, gerente do Horto Florestal.  

Feita em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, as rodas de terapia trouxeram também mais vida para o Horto Florestal, expandindo seu alcance para além das fronteiras da Educação Ambiental. Segundo a gestora do espaço, a iniciativa atrai pessoas de todas as idades e gera maior movimentação no local, ampliando o seu acesso para além do fluxo de caravanas escolares, que normalmente visitam o horto com o objetivo de conhecer a vegetação para fins estudantis.

“As Práticas Integrativas reúnem atividades singulares, que aproximam toda a população da natureza de uma forma mais intimista. Por meio das propostas como a que oferecemos nas rodas, públicos de diversas idades desfrutam de momentos de autoconhecimento e relaxamento, conforme são envolvidos pela calmaria e tranquilidade do Horto. Iniciativas como essas não apenas trazem vigor para o espaço, como cumprem também o objetivo do prefeito Mauro Mendes em relação ao uso do local, que é também ser uma área de lazer como o próprio Parque Tia Nair”, conclui Zilda.

A Roda de Terapia Comunitária é aberta para a população e acontece todas às sextas-feiras (exceto feriados), das 9h às 10h.