Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Capacitação

19 de Novembro de 2015 16h10

Prefeitura realiza workshop sobre gestão de resíduos sólidos orgânicos

19/11/2015

RAFAELA GOMES CAETANO

Divulgação

Arquivo

Aprender a gerir os resíduos sólidos orgânicos mediante a atual crise ambiental do país é o grande foco do workshop sobre “Plano de Gerenciamento de Resíduos”, que será realizado pela Prefeitura de Cuiabá nesta segunda-feira (23), das 14h às 18h, no auditório do Palácio Alencastro. Voltado para empresários donos de estabelecimentos como bares e restaurantes, além de servidores das pastas de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a iniciativa visa ampliar o debate sobre formas adequadas para lidar com este tipo de material e quais os critérios essenciais de elaboração do Plano de Gerenciamento por parte dos proprietários.

“Esta é a oportunidade ideal para nossas equipes e empresários do ramo alimentício compreenderem a dimensão e importância da consciência ambiental em relação ao descarte de resíduos sólidos orgânicos. Através das palestras, que serão expositivas e dinâmicas, os participantes entenderão como proceder na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de seu estabelecimento, uma etapa essencial para conseguir o licenciamento ambiental do seu espaço, à medida que também refletem sobre as diversas modalidades de gestão do material”, afirma Valdicléia Santos, diretora de Gestão Ambiental do município.

Ao longo da tarde de workshop, os participantes serão encorajados a adquirir uma percepção ambiental, para que possam desenvolver uma sensibilidade em relação ao assunto. Para a palestrante Reicla Larissa Villela, bióloga especialista em Tecnologia e Produção de Sementes, este estágio introdutório é divisor de águas.

“O processo se inicia com a percepção, que vai permitir que todos os envolvidos entendam qual o seu papel dentro da atual crise ambiental vivida pelo Brasil e de que forma mudanças podem ser empregadas, a fim de reduzir danos à natureza, conforme nos tornamos eco cidadãos que contribuem para a conservação do meio em que vivemos”, diz.

Para fundamentar o conhecimento adquirido, os participantes aprenderão de forma prática sobre as melhores maneiras de administrar os resíduos sólidos orgânicos, absorvendo desde aspectos legais à problemáticas que envolvam o assunto, como sua destinação correta.

“Trataremos clinicamente sobre a genuína gestão de resíduos dessa natureza. Vamos abordar a quantidade de lixo produzida pelos estabelecimentos e como mensurar isso. Além disso, levantaremos o debate sobre as melhores opções para o gerenciamento desses dejetos, olhando para eles não como materiais irrelevantes e desnecessários, mas como oportunidades”, conclui a também palestrante Kelly Deluqui, mestre em Hidráulica e Saneamento.

Os interessados em se inscrever no workshop devem encaminhar seus dados pessoais como nome completo, CPF, contato e instituição de origem, para o e-mail: diretoria.gambiental@cuiaba.mt.gov.br. As inscrições gratuitas e ao final das palestras, os participantes receberão um certificado.