Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / SUSTENTABILIDADE

22 de Maio de 2017 09h35

Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente e VII Gincana Ecológica

22/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá vai realizar uma série de palestras e oficinas nas escolas da rede municipal, em alusão à Semana do Meio Ambiente. A partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira (26), os alunos aprenderão de forma didática e dinâmica sobre a sustentabilidade, por meio de orientações que vão abordar questões básicas ligadas à temática, como o consumo de recursos de todas as naturezas e cadeias produtivas. Ao final da iniciativa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano inicia oficialmente a VII Gincana Ecológica.

“A Semana tem o objetivo de educar e ampliar a visão das crianças quanto a tudo que for direta e indiretamente ligado ao meio ambiente. Preservação dos nossos recursos hídricos, sustentabilidade, os perigos da dengue e a reciclagem são alguns dos aspectos que elas já aprenderam e todo o conhecimento explanado de forma lúdica gera efeitos contínuos e prolongados. Coordenadores, professores e diretores percebem uma mudança de comportamento dos alunos, que passam a olhar para sua realidade com outros olhos, assumindo o papel de agentes contribuintes para a preservação dos nossos recursos naturais”, afirmou Juarez Samaniego, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Uma das atividades que será aplicada entre os alunos da rede municipal de ensino é a Oficina Mapa Falante, que visa estimular no estudante uma perspectiva clínica sobre a região em que ele reside. A premissa consiste em dar a missão às crianças e adolescentes de enxergar o seu trajeto da casa para escola, avaliando todos os aspectos presentes nele. A ideia é fazer um diagnóstico, sinalizando se há a presença de terrenos baldios, descarte irregular de lixo, entre outros detalhes.

“A oficina é um convite a um mundo onde as crianças e adolescentes devem explorar o bairro onde moram, para que percebam a dimensão que os aspectos ambientais têm nas suas vidas. Ao criarem esse olhar clínico sobre o trajeto pelo qual transitam diariamente, gradativamente sua visão vai amadurecendo, afetando também a forma como eles se comportam em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É um trabalho diferente, que planta sementinhas que gerarão frutos duradouros”, pontuou Zilda Helena, gerente do Horto Florestal.

O encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente também marca o início da VII Gincana Ecológica. A iniciativa já é um evento tradicional do calendário anual do município e neste ano reunirá 14 escolas municipais, que participarão de diversas atividades artísticas e culturais com temáticas socioambientais, além de receberem a missão de coletar a maior quantidade possível de embalagens plásticas recicláveis, até o dia 30 de maio.

“No último dia do mês iniciaremos a pesagem, que acontecerá até o dia 02 de junho. Após esta etapa, faremos o encerramento da gincana no Horto Florestal, no dia 09 de maio, com a divulgação e entrega da premiação às três escolas que contabilizarem o maior volume em quilos de embalagens. A grande vencedora levará uma TV de plasma e as demais receberão kits esportivos. Todo o material coletado será destinado para a COOPUNIÃO”, concluiu Zilda.