Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Preservação

29 de Novembro de 2016 15h18

Prefeitura realiza audiências públicas para apresentar novo Aterro Sanitário

29/11/2016

Secretaria de Governo e Comunicação de Cuiabá

Marcos Vergueiro

A Prefeitura de Cuiabá realiza no próximo dia 6 de dezembro duas audiências públicas para apresentação do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para construção do novo Aterro Sanitário.

A primeira audiência será às 14h30min, na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), no campus da Universidade Federal de Mato Grosso. Às 19 horas, a apresentação ocorrerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), localizada na 2ª Avenida Transversal, s/nº, Centro Político Administrativo.

Serão apresentados o projeto do novo aterro, em área anexa ao atual, os critérios de escolha do local, os impactos ambientais com a construção, além de como será o tratamento e destinação dos resíduos e do chorume. Também há proposta de parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, para diminuir a quantidade de rejeitos destinados ao aterro.

Participarão das audiências entidades da sociedade civil organizada, cooperativas, Ministério Público, entidades profissionais, entre outros.

O novo aterro sanitário foi idealizado para permanecer na Estrada Balneário Letícia, atual área de funcionamento do aterro. Ele foi projetado para ter a vida útil de 18 anos, considerando a estimativa de geração de resíduos e as dimensões do terreno, podendo ter seu prazo estendido mediante a implementação de políticas públicas que incentivem o reaproveitamento dos resíduos. Na escolha do local prevaleceu ainda o fato da área já pertencer à prefeitura, além de possuir condições mais favoráveis para o desenvolvimento do projeto e estudos necessários para a implantação da nova iniciativa.