Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / AÇÃO AMBIENTAL

24 de Junho de 2017 15h12

Prefeitura participa da segunda edição do “Amigos do Rio Cuiabá”

24/06/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro, juntamente com o vice-prefeito Niuan Ribeiro, participou neste sábado (24) da segunda edição do “Amigos do Rio Cuiabá”. De iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Ministério Público Estadual (MPE) e Governo do Estado, a ação ambiental contou com o apoio de mais de 60 parceiros e entidades, que desde as primeiras horas se reuniram na tradicional Praça Luiz Albuquerque, no bairro do Porto, na expectativa da retirada de mais de 30 toneladas de lixo do Rio Cuiabá. 

Para o gestor da cidade, além de promover a limpeza do maior patrimônio histórico cuiabano, a ação é também uma maneira de promover a conscientização ao cidadão sobre a importância de garantir a preservação do rio. Emanuel destaca ainda que o Município tem apoiado não somente este, mas outros diversos projetos do próprio MPE, de ONGs e cooperaticas, que ajudam na preservação do meio ambiente.

“O rio é de todos e cabe a nós a sua preservação para que ele seja uma fonte eterna de alimento. Temos trabalhado desde o início, através das ações das Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, com atividades positivas, visando preservar a saúde do nosso Rio Cuiabá”, disse o prefeito. 

Ao longo da limpeza, foram recolhidos objetos como bicicletas, pneus, geladeira, máquina de lavar, televisores, fogão, dentre outros vários resíduos que poluem e prejudicam a conservação do rio. “Não pouparemos esforços para preservar o nosso rio, fonte de vida. Mas sempre dependeremos da educação e colaboração do cidadão. A preservação do nosso rio depende de cada um dos cuiabanos”, comentou. 

O coordenador da segunda edição do “Amigos do Rio Cuiabá”, Luiz Antônio Oliveira, destacou a importância de todos participarem do movimento ecológico. Segundo ele, na primeira edição foram recolhidas 50 toneladas de lixo do rio, sendo que o desejo é que cada vez mais esse número diminua.

“Contamos também com o apoio de estudantes, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e empresas. Todos buscando fazer com que essa limpeza surta um efeito positivo e esse número de toneladas não cresça ainda mais”, ressaltou Oliveira. 

A ação contou também com a presença de povos indígenas como Xavantes e Bororos, que nos primórdios viviam em terras cuiabanas. “Meu pai, meu avô, meus antepassados viveram as margens desse rio tirando alimento dele, esse rio que se nega a morrer pelo tratamento que vem recebendo. Vamos continuar vigiando o Rio Cuiabá, como forma de proteção a ele e pela natureza viva que ele nos representa”, declarou o índio Bororo, Rafael Wuina Ekureu, que responde pelo seu povo em Cuiabá.

A ação ambiental ainda teve a participação direta de Organizações Não Governamentais, tais como: Teoria Verde, Revive Aricá, Amigos da Terra, Anjos da Amazônia, Bicho de Aroeira, Amigos da Terra, Projeto Mão na Roda e Plantar.