Sexta, 09 de julho de 2010, 11h00
A- |  A+

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Prefeitura orienta munícipe sobre os riscos da poluição sonora


A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, ela causa vários danos físicos e à qualidade de vida das pessoas. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte e áreas de recreação. Estes ruídos causam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A Organização Mundial de Saúde - OMS considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados. Conforme o Diretor da pasta de Desenvolvimento Urbano da Smades, Jorge Roberto Ferreira da Cruz, em Cuiabá, só no mês de junho, a equipe de  combate a Poluição Sonora aplico 24 notificações, 16 interdições de estabelecimento e quatro apreensão de  veículos.

“O nível de poluição sonora é medido pelo aparelho decibelímetro que mede a quantidade de audição permitida. A área  central está sendo o foco principal  dos fiscais da Secretaria  em decorrência de altas reclamações dos comerciantes. A fiscalização intensiva está sendo feita  por meio de folders educativos dirigidos ao munícipe”, concluiu o diretor da Smades. 

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:


· Insônia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

Recomendações importantes:


Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo; não gritar em locais fechados; evitar locais com aglomeração de pessoas conversando; ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Curiosidade:


Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)


- torneira gotejando (20 db)
- música baixa (40 db)
- conversa tranqüila (40-50 db)
- restaurante com movimento (70 db)
- secador de cabelo (90 db)
- caminhão (100 db)
- britadeira (110 db)
- buzina de automóvel (110 db)
- turbina de avião (130 db)
- show musical, próximo às caixas de som (acima de 130 db)
- tiro de arma de fogo próximo (140 db)

Mais Informações:
3645-6101
Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá