Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 de Março de 2019 16h35

Prefeitura mobiliza alunos na conscientização do uso e preservação da água

22/03/2019

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Despertar nos adolescentes a reponsabilidade social com a preservação da água potável, dos rios e córregos de Cuiabá. Esse foi um dos objetivos da Prefeitura de Cuiabá, nesta sexta-feira (22), com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica do Campo, Nossa Senhora Da Penha de Franca, localizada a 27 quilômetros de Cuiabá, na comunidade do Coxipó do Ouro, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Com o tema “Água a melhor herança - Cuiabá dos 300 Anos, Cuidando das Nossas Águas”, cerca de 220 alunos, do 6° ao 9° ano, participaram da aula de campo desenvolvida pela equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá (SMADES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU).

A programação contou com palestra de educadores ambientais, plantio de mudas de árvores (Cambarás e Ingás) em uma nascente próximo à escola e ainda premiação de Kits escolares para os vencedores do concurso de redação realizado pela comunidade escolar durante o mês de março.

O tema abordado foi “A Importância do Rio Coxipó para os 300 anos de Cuiabá”, englobando as ações do Projeto “Plantio e conscientização na comunidade e rio que foi o berço de Cuiabá”.

Para uma das ganhadoras, Beatriz de Maciel Silva, do 9° ano, a vivência na comunidade ribeirinha exige o interesse maior na preservação.

“Na minha redação eu conto que, fazendo a minha parte, posso influenciar no contexto geral de preservação. Aqui na minha comunidade, por exemplo, onde eu vivo cercado de matas, rio, animais, se não houver a preservação tudo aqui acaba. Eu tento passar aos turistas que eles precisam olhar para isso com mais carinho, descartar melhor o lixo, eliminar o desperdício”, explicou.

“É importante parar para pensar como estamos consumindo esse recurso hídrico. Na minha redação abordei a importância da árvores ao meio ambiente e de certa forma ajudar a manter as nascentes de rios e proteger toda a vegetação para não deixar que a água acabe”, disse outro ganhador, Lucas Henrique Nascimento, também do 9° ano.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emebc, Mirian Zanca o envolvimento dos alunos na causa foi maciço. “As crianças vivenciam a escola do campo, a natureza e ao longo do ano temos vários trabalhos que integram o meio ambiente. Esse projeto é uma continuação do que já abordamos constantemente em sala de aula”, disse.

Para o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Jackson Messias, a necessidade de se introduzir a Educação Ambiental nos diversos graus de ensino é de fundamental importância, pois, ela sensibiliza e forma cidadãos.

“É de grande importância conscientizá-los a preservação da água e principalmente da vegetação que existe ao redor da comunidade escolar. O trabalho realizado quer despertar nestes jovens a responsabilidade com as futuras gerações abordando com elas que tipo de escola elas esperam para o futuro”, afirmou.

Segundo a educadora ambiental da Smades, Zilda Helena, o objetivo deste projeto é conscientizar a população de tal forma a preparar multiplicadores que divulguem informações e instruam a sociedade de que pequenas ações favorecem a sustentabilidade inteligente da água, um recurso natural finito.

A ação teve a participação do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário, cujas ações são desenvolvidas com o apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e do Instituto Ação Verde, responsável pela distribuição de mundas.