Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / CIDADE VERDE

04 de Março de 2018 10h22

Prefeitura, Juvam e Instituto Ação Verde realizam primeira atividade do projeto "Verde Novo"

04/03/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Resgatar o histórico título de “Cidade Verde” e, ao mesmo tempo, reforçar a necessidade de um trabalho em conjunto entre o poder público e toda sociedade civil organizada em prol do desenvolvimento de uma responsabilidade socioambiental na Capital. Foi com esses propósitos que a Prefeitura de Cuiabá, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), e o Instituto Ação verde realizaram nesse sábado (03) o primeiro plantio do projeto “Verde Novo  - 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos”. 

Para esta ação, as entidades escolheram como ponto de partida a avenida (ainda sem nome) situada entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Shopping Center da região, no bairro, Jardim das Américas. Na oportunidade, dezenas de pessoas participaram do plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores nativas. Além disso, em parceria com o grupo Teoria Verde, a iniciativa contou ainda com a limpeza da área e distribuição de cerca de 1.000 mudas para a população.

“Essa é uma parceria que representa a consciência social. A população cuiabana está cada vez mais se envolvendo e entendendo a missão de cada um na preservação do meio ambiente e na concepção de uma cidade sustentável. Isso demonstra que o cidadão está tendo o entendimento de que não adianta colocar toda a responsabilidade nos ombros do poder público, se ele não fizer sua parte. Esse é um projeto que tem o plantio como a cereja do bolo, mas que visa acima de tudo o envolvimento de toda sociedade na construção de um ambiente melhor para se viver”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, explicou que o “Verde Novo” é uma proposta do Poder Judiciário que, através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, permitiu a união de esforços de diversos atores sociais em torno de um bem comum, que é devolver para Cuiabá o título de “Cidade Verde”. Ele salientou ainda que o objetivo do projeto é realizar o plantio de 300 mil árvores em comemoração aos 300 anos do município. 

“A iniciativa é extremamente fundamental, não só por conta do título em si, mas também para que consigamos alcançar uma melhoria nos nossos índices de arborização. Sabemos que a árvore permite esse maior controle climático. Então, somente com a arborização podemos contribuir para esse conforto térmico que a árvore nos traz”, comentou o juiz Rodrigo Curvo. 

De acordo com o secretário José Roberto Stopa, titular da pasta de Serviços Urbanos, que juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano atua diretamente no projeto, todos os sábados ações como está serão realizadas em diferentes pontos da cidade. Ele conta que o próximo local a receber o projeto será o Parque das Águas, onde pelos 300 mudas serão plantadas. “Nosso foco é atingir a ousada, mas real, meta de 300 mil árvores. Uma cidade bem arborizada fica mais confortável. Podemos diminuir entre três e quatro graus a temperatura de uma cidade, caso ela seja bem arborizada”, finalizou Stopa.