Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / APA Aricá Açú

17 de Junho de 2016 11h41

Prefeitura e Univag discutem possibilidade de convênio para plano de manejo da APA Aricá Açú

17/06/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) apresentou à Prefeitura de Cuiabá uma proposta para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Rio  Aricá Açú. A reunião, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), debateu a possibilidade de um convênio entre ambas a partes com o objetivo de manter a sustentabilidade e conservação da área.

“A instituição nos procurou com essa proposta com o objetivo de unirmos forças em prol da proteção e conservação da APA Aricá Açú. Conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), determinado pela Lei Federal n° 9.985/2000, todas as unidades destinadas à proteção da biodiversidade devem possuir um plano de manejo. Por questões orçamentarias, o município não pôde dar início a este procedimento antes, mas vemos na possibilidade de um convênio a alternativa ideal para cumprirmos essa missão”, afirmou Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

O plano de manejo consiste em um documento técnico elaborado por meio de diversos estudos com o intuito de planejar a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais no interior da unidade de conservação. Em se tratando da APA Aricá Açú, o Univag envolveria seu corpo docente e discente oriundo dos cursos de Agronomia, Biologia e Engenharia Ambiental neste processo, que engloba todo o mapeamento físico, socioeconômico e biológico da área. Para Edson Massoli, coordenador do projeto apresentado ao município, o convênio é positivo para ambas as partes, uma vez que a instituição já possui uma linha de pesquisa dentro do mestrado voltada para esta região específica. Além do envolvimento dos alunos, o trabalho desenvolvido garantirá a plena proteção de toda a região.

“Nós já temos um olhar apurado para esta unidade de conservação e a experiência de poder participar da elaboração do primeiro plano de manejo da prefeitura será algo único na vida de cada estudante. E ainda que este trabalho seja minucioso e extenso, ele possui valor imensurável para todos que habitam na região e, claro, para a preservação do nosso meio ambiente. Além da elaboração do zoneamento, faremos também a formação do Conselho Gestor da Unidade, responsável por delimitar os limites e definir o que pode ou não ser feito no Aricá Açú. Para que isso ocorra de forma precisa, realizaremos um estudo da fauna, flora, geologia e das atividades econômicas centradas na região. Assim saberemos até onde a população pode ir, em se tratando deste espaço”, contou.

Antes de qualquer decisão formal ser tomada, a proposta passará pelo crivo analítico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do setor de Gestão Ambiental da pasta. Os recursos para o possível firmamento de parceria com o Univag serão oriundos de medidas compensatórias aemnível federal. Para o secretário Alan Porto, essa liberdade em trazer propostas de parceria é algo fundamental na construção de uma Cuiabá melhor para todos.

“É um prazer receber iniciativas como essa em nosso setor. O município está aberto para parcerias e convênios, pois cremos que nossa Capital só crescerá com o apoio mútuo de toda a população. Estamos sempre dispostos a avaliar propostas dessa natureza, certos de que o envolvimento geral é o caminho ideal para o crescimento e preservação dos recursos naturais que temos”, concluiu.