Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / ADOÇÃO DE ANIMAIS

28 de Agosto de 2018 14h57

Prefeitura disponibiliza oito cães resgatados para adoção

28/08/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Se você gosta de cachorros e está em busca de um pequeno companheiro, a Prefeitura de Cuiabá oferece a oportunidade ideal de levar para casa um novo melhor amigo, com a campanha de adoção de oito cãezinhos, que foram resgatados pela Diretoria do Bem Estar Animal, em junho deste ano.

Os requisitos para os adotantes são mínimos e correspondem à cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e o preenchimento de um formulário. O interessado deve comparecer à Prefeitura, no departamento em questão (localizado no 5° andar do prédio), para realizar a entrevista e obter informações referentes ao perfil do animalzinho que mais combina com a sua personalidade.

Os oito cães que estão disponíveis para adoção são vira-latas, fêmeas, de porte pequeno, castradas e estão em perfeito estado de saúde.

A diretora do Bem Estar Animal, Saula Ouverney, salienta que antes de conceder a responsabilidade do animal para um guardião, as equipes vão in loco checar as condições do novo lar dos bichanos.

“É importante que observemos o novo espaço onde o animal será alojado, pois a ideia é protegê-lo. A maioria destes animais ficaram muito tempo em condições insalubres e agora - em um novo lar - devem receber carinho, para que possam apagar todos os danos já vividos. Além disso, o nosso objetivo é prestar um trabalho responsável, por isso queremos conhecer melhor cada interessado”, disse.

Ao obter a tutela de um cão, o adotante deverá ter condições financeiras para arcar com as despesas veterinárias e zelar pela qualidade de vida do animal, proporcionando um local seguro, higienizado, entre outras atribuições básicas.

As campanhas de adoção são uma maneira de conscientizar e sensibilizar a população quanto ao estímulo da posse responsável, em que o guardião compreende e toma para si e a seriedade de que esta pequena vida está em suas mãos e que é seu dever assegurar ao animalzinho seu bem estar, cuidados com sua saúde, coibindo quaisquer maus tratos e abandono.

Para denúncias de maus tratos de animais e mais informações sobre como adotar um cão, o telefone da Diretoria é o (65) 3645-6126.

A Adoção

Tomar a decisão de adotar ou comprar um cachorro é algo muito sério, "especialmente se for tomada por um casal. Na maioria das vezes, ter um cachorro pode corresponder parcialmente a ter um filho, pois assim como uma criança, um cão exige mudanças nos costumes, hábitos e rotinas da família", concluiu Saula.