Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / PROJETO BRIGADISTAS AMBIENTAIS

04 de Agosto de 2022 09h27

Prefeitura de Cuiabá promove curso de combate a queimadas para estudantes da zona rural

04/08/2022

NATHANY GOMES

Luiz Alves

Arquivo

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico Nova Esperança, localizada no Distrito Nova Esperança, zona rural da capital, participaram, na manhã de quarta-feira (3), do projeto  Brigadistas Ambientes'. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. 

As atividades contaram com o envolvimento das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Educação e a Defesa Civil. Na ocasião, os alunos receberam orientações preventivas e de atuação contra focos. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, destacou a relevância da conscientização popular na diminuição dos riscos de degradação ambiental e desmatamento ilegal. "As nossas crianças são a nossa porta de entrada até os lares, pois, através delas, conseguimos disseminar, com um alcance muito maior, a cultura de preservação e cuidado com os ecossistemas e é isso que estamos colocando em prática, por meio de ações educativas", frisou. 

O diretor da unidade de ensino, Flávio Miranda, enfatizou o aumento dos focos de incêndios neste período na comunidade, em razão do tempo seco, validando a importância das informações divulgadas aos discentes. "Ontem mesmo uma aluna chegou comentando que atearam fogo em um terreno baldio ao lado de sua residência e ela nos relatou que ficou sem reação nesse momento e hoje a Prefeitura de Cuiabá está aqui dando a sua parcela de contribuição para as propostas que ensinamos dentro da sala de aula", disse. 

Matriculado no 8º ano, Gustavo Leal, enfatizou a importância das práticas na proteção da natureza e dos seres humanos. "Nós moramos em uma região de mata e muitas vezes as pessoas vem aqui e colocam fogo, colocando em risco a vida de muita gente. Agora sabemos o que fazer para ajudar", acrescentou. 

Equipes da Defesa Civil, acompanhadas do Kit Combate, composto por bomba costal, soprador, abafador e rastelo, demonstraram de fato algumas das medidas utilizadas pelo Executivo Municipal no atendimento a ocorrências dessa natureza. Ao todo, mais de 40 alunos participaram da aula extraclasse.