Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Começar cedo

11 de Maio de 2016 17h26

Prefeitura de Cuiabá entrega título de Brigadistas Juvenis para alunos da rede municipal

11/05/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

As 40 crianças da rede municipal de ensino participantes da primeira Formação de Brigadistas Oscar Amelito receberam a honraria na tarde desta quarta-feira (11). A partir de agora, os jovens estudantes passam a ser chamados de ‘brigadistas’ e ficam responsáveis por difundir o conhecimento adquirido ao longo do curso para os colegas de suas respectivas escolas, além de atuarem lado a lado da gestão pública na proteção e conservação do meio ambiente com pequenas e fundamentais posturas ecológicas.

“Essas crianças receberam a missão de compartilhar as lições que aprenderam. A elas foi dada a responsabilidade de transformar o local onde vivem, seja na escola ou na região onde residem. Por meio dos conceitos ensinados, elas devem agir em defesa do nosso eco sistema, garantindo que boas práticas ambientais façam parte da vida de todos. E este também é um dos grandes privilégios em se trabalhar com os pequenos. Além de absorverem como esponjinhas tudo que aprendem, eles são capazes de afetar a realidade em que estão inseridos. Uma vez bem educados, suas vidas são completamente transformadas por esse conhecimento. É por isso que queremos estender essa iniciativa às outras unidades de ensino”, afirmou Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, com o apoio financeiro do Ministério Público do Estado, a Formação de Brigadistas Juvenis visa trazer crianças de nove a 13 anos para o contexto ambiental atual. A iniciativa as envolve no assunto de forma dinâmica, ensinado a respeito do momento em que nos encontramos e das principais formas que podemos agir a fim de evitar consequências graves ao meio em que vivemos. Além de lições básicas sobre plantas medicinais, preservação florestal e combate às queimadas, os novos brigadistas aprenderam na prática como evitar graves impactos ambientais com ações pequenas.

“Oscar Amelito costumava dizer que é muito melhor educar uma criança do que futuramente punir o adulto que ela se tornará. E é por esse motivo que a gestão municipal investe tanto na formação de crianças. Sabemos que uma vez que elas aprendem corretamente, são capazes de constranger os mais velhos todas as vezes que forem pegos cometendo alguma irregularidade. Assim, gradativamente, elas vão mudando o comportamento das pessoas que as rodeiam, tornando nossa comunidade muito mais responsável em se tratando da preservação dos recursos naturais”, revelou José Pedro Zanetti, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Para a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o desafio é aumentar o acesso do projeto para as demais unidades de ensino, que por enquanto só contou com as Escolas Municipais Floriano Bochenek e Padre Raimundo Pombo. Segundo a gestora, quando o assunto é meio ambiente, estamos falando de algo que transcende a gestão pública e precisa envolver toda a sociedade, começando pelos mais novos.

“Este assunto é transversal e afeta diretamente a todos nós, independente da faixa etária ou área de atuação. Falar de meio ambiente é falar de vida e isso engloba desde aquele pequeno papel de bala que por vezes deixamos no chão às grandes catástrofes ambientais. Toda a população tem a ver com isso e o debate sobre as posturas que devemos adotar para proteger aquilo que nos foi dado precisa ser contínuo. Novos alunos ingressarão no curso de formação e nosso desejo é fazer com que toda a rede municipal seja impregnada por essa linda ideia”, contou.

Para os novos brigadistas, a oportunidade de conhecer o meio ambiente de perto foi valiosa e a missão dada será devidamente cumprida, dentro e fora da escola. “Agora que eu aprendi mais sobre plantas medicinais e como evitar desastres envolvendo cabos de rede elétrica, com certeza vou contar pra todo mundo. Meus colegas e minha família precisam saber como podemos nos proteger, cuidando também da nossa casa, que é o nosso planeta”, disse Maria Eduarda Floriano, 11, estudante do 6° ano da EMEB Floriano Bochenek.

Já para Wesley de Oliveira, 9, estudante do 4° ano da EMEB Padre Raimundo Pombo, cuidar das flores também faz parte da preservação ambiental, assim como evitar práticas como jogar bitucas de cigarro em áreas verdes. “Nós precisamos da natureza e temos que cuidar de cada pedacinho dela. Podemos fazer isso com atitudes pequenas, mas que juntas formarão uma grande mudança”, concluiu.