Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / MEIO AMBIENTE/ COMEMORAÇÕES

04 de Junho de 2018 14h42

Prefeitura celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ações no Parque das Águas

04/06/2018

ANDRESSA SALES

Gustavo Duarte

Arquivo

Plantio de mudas, apresentações culturais, lanche ao ar livre e o encerramento da 8° Gincana Ecológica serão algumas das atividades que marcam a Semana Municipal do Meio Ambiente de Cuiabá. As ações estão sendo desenvolvidas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Serviços Urbanos, em parceria com empresas privadas e outras instituições.

O Parque das Águas será o palco da abertura oficial do evento, que acontece na manhã desta terça-feira (05), às 8h, com uma grande festa para mais de oito mil alunos da rede municipal de ensino.

Simultaneamente, a Prefeitura de Cuiabá - por meio do Projeto Verde Novo 300 - realizará o plantio de aproximadamente 2 mil mudas de espécies nativas, ao longo da rodovia MT 251, nas proximidades do mercado Atacadão. O Projeto é uma parceria entre o Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, o Instituto Ação Verde e o Poder Judiciário.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Juares Samaniego, as ações visam sensibilizar a comunidade a respeitar a natureza, estimulando o pensamento sobre o equilíbrio ecológico do planeta. 

 

Gincana Ecológica

O projeto iniciou nas escolas no mês de maio, com a realização de palestras com a temática ambiental em 17 unidades escolares que fizeram a adesão à iniciativa. Simultaneamente, as instituições participantes mobilizaram os alunos para coletar as embalagens plásticas recicláveis. Ao final da gincana, uma associação de reciclagem foi até as escolas e pesou todo o resíduo arrecadado e as duas unidades que alcançarem o maior volume (em peso) de garrafas PET recolhidas, serão premiadas. A condecoração será feita em duas categorias distintas, de grande porte (escolas com mais de 500 alunos) e pequeno porte (com até 500 estudantes). 

As unidades educacionais classificadas em 1º lugar, nas duas categorias, receberão troféus, uma televisão, kits esportivos, 40 mochilas e uma aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 40 alunos, que serão selecionados pela própria instituição.

As segundas colocadas em ambas as divisões também serão contempladas com a mesma premiação, exceto as televisões. Todas as embalagens plásticas recicláveis coletadas serão doadas a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Desde sua primeira edição - em 2010, já foram recolhidos um total de 22 mil toneladas de resíduos plásticos, com a participação de mais de 60 mil alunos.

 

SERVIÇO

Assunto: Encerramento da 8ª Gincana Ecológica – Cuiabá rumo aos 300 anos, cuidando das águas

Data: Terça-feira, 05 de junho,

Horário: 8h

Local: Parque das Águas

 

SERVIÇO 2

Assunto: Projeto Verde Novo 300- Plantio de aproximadamente 2 mil mudas.

Horário: 9h

Local: MT 251, (Estrada da Chapada), nas proximidades do supermercado Atacadão