Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Informatização

09 de Novembro de 2016 11h50

Prefeitura capacita servidores sobre Aprovação Digital de Licenciamento Ambiental

09/11/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Os técnicos da Diretoria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Cuiabá estão sendo treinados quanto ao manuseio do novo sistema de Aprovação Digital, que entra em vigor em 22 de novembro. A capacitação, que acontece nesta quarta (09) e quinta-feira (10), visa orientar os servidores responsáveis sobre o funcionamento da plataforma, quais as ferramentas utilizadas pelos profissionais da área e a legislação aplicável. Além do treinamento, um workshop de lançamento será realizado na manhã do dia 21 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

“A Empresa Construtivo, responsável pelo desenvolvimento do sistema, veio para Cuiabá para passar todas as diretrizes aos nossos servidores, para que eles estejam aptos a trabalhar de forma informatizada. É fundamental que eles saibam quais os procedimentos da Aprovação Digital e como funciona toda a parte interna da plataforma, para que tudo opere de maneira prática e desburocratizada, facilitando a vida do contribuinte. Além disso, ao digitalizarmos a Licença Ambiental, seremos capazes de conferir maior agilidade aos processos, evitando deslocamentos necessários por parte do munícipe,”, afirma Mayra Moraes de Lima, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em Exercício.

Quando a Aprovação Digital entrar em vigor, algumas licenças poderão ser protocoladas apenas através do sistema e os protocolos físicos para novos requerimentos deixarão de ser aceitos permanentemente. Isso se aplica às licenças de Localização, Prévia, de Instalação, de Operação e à Licença Especial de Erradicação de Indivíduos Arbóreos. Segundo a gestora Mayra, com a alternativa de acompanhar tudo online, o atendimento ao munícipe que desejar quaisquer destes documentos será muito melhor, além de mais ágil.

“Nosso objetivo é fazer da tecnologia digital um aliado do poder público. Assim como percebemos que a informatização de coisas simples ligadas à vida particular redefiniu a rotina do cidadão, cremos que isso se repetirá uma vez que colocamos nossos serviços à disposição do contribuinte onde quer que ele esteja. Ao adaptarmos o Licenciamento Ambiental aos moldes digitais, garantimos tranquilidade e praticidade ao usuário, que pode dar entrada em seu processo independentemente de sua atual localização, à medida que também eliminamos a quantidade drástica de protocolos físicos engavetados na secretaria. A Aprovação Digital deixará tudo mais organizado, priorizando as necessidades do munícipe, sem comprometer seu tempo e suas demais atividades”, conclui Mayra.