Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / PROJETO VERDE NOVO

08 de Março de 2018 15h02

Parque das Águas receberá o plantio de 200 mudas no próximo sábado

08/03/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Adotado pela população cuiabana como um dos principais espaços de lazer e diversão da Capital, o Parque das Águas irá receber no próximo sábado (10) o plantio de cerca de 200 mudas de árvores. Marcada para ocorrer a partir das 8h, a ação faz parte do projeto “Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos”, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Juizado Volante Ambiental (Juvam), representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, e o Instituto Ação Verde. O projeto tem como grande objetivo o plantio de 300 mil árvores em comemoração ao tricentenário do município.

A iniciativa, originária com base na assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as três entidades, teve início efetivo no último sábado (03), onde 500 mudas foram plantadas nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para a atividade deste fim de semana, o planejamento é que o plantio seja feito utilizando pelo menos 70% de espécies nativas da região e o restante composto por tipos naturais de outras localidades, estando assim de acordo com o Decreto Municipal nº 5.144, de 2012, que dispões sobre a arborização pública na área urbana.  

“É um projeto que está dando certo e a tendência é melhorar cada vez mais. Acredito que a união entre as instituições e toda sociedade civil faz com que o maior vencedor seja a cidade como um todo. A iniciativa é de vital importância por diversos aspectos. Um deles, por exemplo, é questão do nosso clima. Temos uma cidade muito quente e isso está relacionado ao déficit de arborização existente atualmente. Precisamos combater essa taxa negativa para retomar o título de ‘Cidade Verde’. Por isso, estamos fazendo nosso dever de casa”, destacou o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Jackson Messias.

Nesta quinta-feira (08), uma equipe realizou uma visita técnica no Parque das Águas, no intuito de fazer um mapeamento completo do espaço, definindo assim questões básicas como distanciamento entre as escavações que irão receber as plantas e a quantidade de mudas que a área pode comportar. Um dos presentes no ato, o superintendente executivo do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, ressaltou que a atuação de sábado contará também com a distribuição de 1.000 mudas.

“Estamos procurando despertar a importância que tem esse projeto para toda Cuiabá. O Parque das Águas é um local que tem uma grande visibilidade e também precisa dessa intervenção. Dentro da nossa proposta, faremos essa interação com a população, distribuindo essa grande quantidade de mudas. É uma medida fundamental para demonstrar que essa questão da arborização não deve ser uma preocupação apenas do poder público, mas de todos os cuiabanos. O maior beneficiado com isso tudo é o próprio cidadão cuiabano”, comentou Falcão.

Lembrando que o “Verde Novo” possui uma visão de longo prazo e que, por conta disso, as entidades tem buscado envolver o munícipe dentro do projeto, o representante do Juvam, Hugo Pfannemuller, contou que a escolha do Parque das Águas como o segundo ponto de recebimento da iniciativa foi feita pensando na grande movimentação popular existente no local.

“Temos um projeto ambicioso e queremos mostrar para a população que as ações estão em andamento. Pelo fato do Parque das Águas ser um local de grande movimentação, principalmente aos sábados, achamos por bem trazer a ação para esse espaço. Queremos que a população sinta que o projeto não está apenas no papel, mas tem tido um andamento efetivo. As ações serão realizadas ao longo de um grande período e pretendemos arborizar as vias urbanas, outros parques, escolas”, pontuou Hugo.