Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / CUIDADOS

27 de Outubro de 2021 08h45

Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

27/10/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

A Diretoria de Bem Estar Animal -  ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano  - iniciou o programa de castração gratuita de animais (cães e gatos), nesta terça-feira (26). A primeira fase da ação será executada nas três unidades do Residencial Nico Baracat (I, II e III). Considerando a expressiva densidade populacional, a estimativa é de que os trabalho perdure algumas semanas, tendo como meta  a castração de 50 animais. No  primeiro dia de ações, no Residencial Nico Baracat I, cerca de 30 animais serão castrados após a entrega de ficha de cadastro pelos tutores. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), ligada à Secretaria de Governo.

“O trabalho de prevenção do aumento populacional de cães e gatos é executado em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, sendo a responsável de fazer o levantamento dos bairros que mais necessitam desse benefício concedido pela Prefeitura de Cuiabá”, disse a médica veterinária da Diretoria de Bem Estar Animal, Graciele Barbosa.

A dona de casa e moradora do Residencial Nico Baracat I, Luciene Cristina,  conta que chegou a procurar pelos serviços da UFMT, porém mediante a necessidade de pagamento de uma taxa de serviço, não pode  - na ocasião - arcar com a despesa. Ela,  que é dona da cadelinha  Mel,  disse que está muito feliz por essa oportunidade da Prefeitura em realizar a cirurgia de forma totalmente gratuita. “Nós que não temos condições financeiras para realizar o pagamento desse procedimento vemos essa ação como a única saída que temos para contribuir com a diminuição de mais filhotes abandonados pelas ruas da cidade”, Luciene Cristina.

Antes de levar o animal para a clínica conveniada com a Prefeitura de Cuiabá, a médica veterinária verifica as condições físicas e aparentes dos animais antes da cirurgia. Elal explica os riscos da cirurgia e solicita a assinatura de um termo de responsabilidade dos tutores.

Lázaro Silva, que trabalha como segurança patrimonial, também agradeceu a iniciativa da Prefeitura, pois segundo ele, que além da gatinha Lua, tem também um cachorro. “Eu tenho os meus animais porque gosto e cuido, mas infelizmente nem todo mundo cuida e deixa os animais soltos. A gente sabe que o macho quando encontra a fêmea, o resultado é um só. Por isso, se está castrado não tem nenhum risco de gerar mais filhotes, que serão abandonados ou que irão sofrer maus tratos”, agradeceu Lázaro.

O proprietário da Clínica Bendita Pata, Diego Colombari, conveniada com a Prefeitura de Cuiabá para onde são encaminhados os animais cadastrados por seus tutores, explica que o tempo de duração da cirurgia depende, por exemplo, para os gatos e cachorros (machos) a média é de 40 minutos. Já para as cadelas,  a média é de até 1h30. “Os procedimentos são os mesmos, animal é igual ser humano. O que você sente, eles sentem também. Os cuidados devem ser os mesmos. Com as fêmeas, a recuperação é como uma cesária”, explicou.

“O nosso trabalho é realmente tirar os animais das ruas. Hoje, a estimativa é de 18 mil animais abandonados. Por isso a importância desse programa. Levar os serviços da Diretoria até a ponta, para aqueles que precisam da ajuda do poder público para realizar esse tipo de cirurgia”, finalizou Graciele.