Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / CUIABÁ RECICLA

13 de Fevereiro de 2020 08h02

Máquinas recebem mais de 4 mil embalagens no primeiro mês de funcionamento

13/02/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Próximo de completar um mês de funcionamento, as máquinas Cuiabá Recicla  já receberam da população cerca de 4.200 itens. Instaladas pela Prefeitura de Cuiabá como parte do programa Cidade Limpa, os equipamentos permitem que o cidadão efetue a troca de materiais recicláveis por benefícios como recarga no cartão transporte, créditos para celular e desconto em compras na livraria Saraiva.

Neste primeiro mês, o projeto conta com oito máquinas distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O planejamento é de que, até o fim deste ano, o número seja ampliado para 31. As máquinas estão disponíveis na EMEB Ranulpho Paes de Barros; Shopping Popular; Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC); Parque das Águas; Parque Tia Nair; Parque da Família; Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto); Estação Alencastro.

Todas elas são preparadas para receber o descarte de garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis, todos com código de barras. Ao atingir 80% da capacidade de acondicionamento, um sensor emite um aviso da necessidade de realização da coleta. A partir disso, todos os materiais recolhidos são destinados às cooperativas que atuam em parceria com a Prefeitura.

“São 4.200 embalagens que tiveram a destinação correta e não foram parar, por exemplo, no Rio Cuiabá. As máquinas são uma novidade que a população ainda está conhecendo e o Município também trabalha para melhorar o funcionamento. Então, enxergamos esse primeiro mês como extremamente positivo e acreditamos que a participação popular aumentará ao longo do ano”, comenta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira.  

COMO PARTICIPAR?

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Retorna Machine (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, sempre que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos são direcionados para a conta ativada.

Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. “O cidadão que participa de um projeto como este só tem benefícios. Ele consegue ter algumas vantagens para usar no seu dia a dia, ajuda o meio ambiente e, por fim, ainda contribui com a inclusão dos trabalhadores da coleta seletiva”, destaca Alex.