Segunda, 04 de fevereiro de 2019, 16h37
A- |  A+

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano / PROJETO DE REARBORIZAÇÃO

Mais de 800 mudas de espécies nativas são plantadas e distribuídas na Morada do Ouro

A ação faz parte do projeto Verde Novo que prevê a rearborização da Capital


O fim de semana foi marcado por mais uma etapa do Projeto Verde Novo. Mais de 800 mudas foram plantadas e distribuídas para a população na Praça da Morada do Ouro, localizada ao lado da Avenida Vicente Emílio Vuolo. 

A Prefeitura de Cuiabá é parceira do evento que tem como idealizador o Poder Judiciário, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam). Também são parceiros o Grupo Petrópolis e Instituto Ação Verde. Ao todo, já foram disponibilizadas mais de 26 mil mudas e desta vez foram 100 plantadas e outras 700 distribuídas.

O ambientalista e representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Abel Nascimento fez questão de reforçar a importância dessa iniciativa em prol da preservação do meio ambiente. “Atitudes como essa do plantio de novas mudas é a forma que todos temos para ajudar no nascimento de uma nova vida. Essas mudas que estão sendo plantadas e distribuídas irão trazer muitos benefícios para todos nós, como respirar melhor, desfrutar de seus frutos e ainda ter uma escola muito mais bonita. Além do mais, precisamos devolver à Cuiabá o título de cidade verde e esse processo de arborização é fundamental”, comentou Nascimento.

Além do plantio de espécies nativas como a romã, tamarindo, jabuticaba, caju, pitomba, pitanga, goiaba e ipês de todas as cores, quem passou pelo local pôde aproveitar e levar uma das opções ofertadas. Enquanto fazia a caminhada de todos os dias, a advogada e antiga moradora do bairro, Marilena dos Santos levou para casa três tipos de espécies diferentes. “Gosto muito de plantas, meu quintal tem uma rica variedade. Se cada um contribuir com a natureza, sem dúvida nenhuma teremos um clima bem mais agradável. A presença de árvores colabora e muito para diminuição das altas temperaturas”, disse ela.

Para o assessor do Juvam, Sérgio Savioli, esse é um momento histórico sendo o principal parceiro a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, que tem contribuído com a força do trabalho. "Nós estamos fazendo a nossa parte. Agora precisamos da contrapartida e engajamento da população. Quem se interessar pode nos procurar. Todos são bem-vindos e podem ficar atentos ao nosso cronograma, pois esse é um momento único na nossa cidade", convidou o assessor do Juvam.

Com a proposta de envolver cada vez mais o cidadão dentro do processo de arborização da cidade, a ideia é que neste ano as ações sejam intensificadas e levadas para o maior número de pontos possíveis, expandindo a programação para os finais de semana, principalmente aos sábados.

A próxima etapa será na área verde do córrego do bairro Arraés, ao lado do supermercado Comper na Avenida Miguel Sutil. Cerca de 500 mudas serão distribuídas e outras 100 plantadas às margens da nascente, no dia 16, a partir das 7h30.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá