Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / ARBORIZAÇÃO

10 de Maio de 2019 13h00

Mais de 500 mudas serão plantadas pelo Verde Novo neste sábado (11)

10/05/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Sucesso entre os cuiabanos desde sua implantação, o Verde Novo realiza neste sábado (11), uma nova ação de plantio e distribuição de mudas. Desta vez, o projeto atenderá os moradores do Residencial Santa Terezinha. A atividade está marcada para iniciar às 8h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marilia Inês Pedrollo Salomoni.

No local, serão plantadas e entregues pelo menos 500 mudas de árvores nativas da região. A escolha da região foi feita com base na constatação de grande parte da área verde, antes existente, e que foi diminuída após a construção do residencial. Dessa forma, contando com a participação de voluntários, o objetivo é promover uma verdadeira rearborização da comunidade.

“Com diferentes ações, estamos trabalhando para transformar Cuiabá em uma cidade referência em sustentabilidade. O Verde Novo é mais um exemplo de projeto que deu certo e está colaborando nesse processo. A cidade está sendo totalmente arborizada e isso reflete não só na mudança visual, mas também nas condições climáticas e, consequentemente, na qualidade de vida do cidadão”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para este sábado, o Verde Novo traz como novidade a participação da sorveteria Matteo Gelato Criativo. Responsável por realizar, a cada semestre, o Sorvete Solidário, empresa destinou cerca de R$ 5 mil, arrecadados na última edição, para o custeio da ação. Além disso, também irá contribuir com uma verdadeiro momento de recreação para as crianças do bairro com a presença de palhaço, pula-pula, pipoca, cachorro-quente e sorvete.

“Muito antes de empreendermos, já éramos voluntários em diversas ações sociais. É algo que está no nosso DNA, que estamos dando seguimento desde a criação da Matteo Gelato. Essa parceria com instituições do poder público abre as portas para conseguirmos ampliar esse trabalho social. Os órgão públicos têm esse poder de conseguir agilizar e evitar fatores que poderiam dificultar uma atividade como esta”, comenta o sócio-proprietário da sorveteria, Allan Dias.

Verde Novo 

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente de Cuiabá (Juvam), Instituto Ação Verde, TV Centro América e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. 

Até hoje, o Verde Novo realizou mais de 85 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 34 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.