Quarta, 05 de junho de 2019, 15h40
A- |  A+

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano / DIA DO MEIO AMBIENTE

Mais de 40 mil mudas são plantadas em Cuiabá

Gestão do prefeito Emanuel Pinheiro aposta na conscientização desde a infância como estratégia de preservação ambiental


O Horto Florestal estava em festa. Cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram do encerramento da 9ª Gincana Ecológica, realizada nesta quarta-feira (05). A data foi escolhida para também comemorar o Dia do Meio Ambiente.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego destacou o plantio de mais de 40 mil mudas em toda a capital pelos projetos Disque Cidade Verde e Verde Novo nestes dois anos e meio de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Uma média de 34 árvores plantadas para cada dia do mandato.

O plantio, que é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, é uma determinação do prefeito e parte do compromisso de tornar Cuiabá uma cidade cada vez mais sustentável.

GINCANA ECOLÓGICA

A 9ª Gincana Ecológica foi realizada pelas secretarias municipais de Educação (SME), Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e Serviços Urbanos (SMSU), OAB (Comissão do Meio Ambiente) e Agroamazonia.

Samaniego também falou sobre a importância da educação ambiental infantil como estratégia para minimizar a degradação do meio ambiente.

“Sem o controle ambiental, dificilmente nós teremos geração futura e o futuro são as crianças. É mais fácil conscientizar uma criança do que um adulto que já tem um comportamento mais viciado em ações de degradação ambiental. E o meio ambiente é o dia a dia, todos os dias temos que praticar”, pontuou Samaniego.

Na Gincana Ecológica, sustentabilidade foi trabalhada durante pouco mais de um mês, todos os dias nas unidades escolares participantes, até a finalização no Horto em clima de festa. Além do lanche e picolé, as crianças se divertiram na trilha ecológica pelo Horto Florestal na companhia de guias e professores, para depois se esbaldarem no arvorismo com atividades de mini tirolesa e ponte que balança.

A gerente do Horto Florestal, Zilda Helena da Silva mostrou que os pequenos aprenderam não só a preservar o Meio Ambiente, mas também que o material coletado pode ajudar na renda familiar, mais uma estratégia para conquistar a adesão da comunidade na Gincana. “Hoje é a final, é dia de alegria, de trilha ecológica, dia de finalizar o trabalho que começamos há um mês de educação ambiental com palestras e oficinas e que também ensinamos que preservar também possui valor agregado”.

Estratégias que tem dado certo, como mostra o resultado desta final da Gincana Ecológica. As 13 unidades de ensino municipais participantes reuniram cerca de 3 toneladas de material reciclável, plásticos que muitas vezes vai parar nos rios, como bem explica Thayla Carneiro de 9 anos, estudante do 4ª ano da EMEB Profª Joana Dark da Silva, localizada no bairro Real Parque que foi destaque na instituição, arrecadando sozinha cerca de 600 embalagens recicláveis. “Eu aprendi que a gente não pode jogar essas coisas de plástico na rua, porque da rua vai para o esgoto, que vai para o rio. Então temos que jogar no lixo, não podemos jogar na rua só por preguiça. Por que se for pro rio os peixes vão morrer por causa da poluição”, explicou a pequena Thayla.

A Diretoria de Bem Estar animal também esteve presente no evento distribuindo uma cartilha infantil para os “Amigos dos Animais”. De forma lúdica sem deixar de ser informativa, o material ensina como cuidar bem dos animais. Com figuras para colorir e caça-palavras, o livreto mostra a importância da construção de um ambiente harmônico entre espécies.

Estavam presentes no evento o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, também o secretário-adjunto da pasta, Jackson Messias, o secretário de Educação, Alex Passos e também a secretária-adjunta, Edilene Machado, o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos. E também os parceiros do projeto, a representante da OAB de Cuiabá, Renata Viviane da Silva, o representante da Agroamazonia, Valdir Santos.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá