Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / OUTUBRO ROSA

21 de Outubro de 2017 08h26

Mais de 150 servidores participaram da “Reunião Rosa” no Palácio Alencastro

21/10/2017

LINA OBAID

Luiz Alves

Arquivo

O mês de outubro é conhecido mundialmente pela campanha de combate ao câncer de mama “Outubro Rosa”. Tendo em vista a importância do tema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano desenvolveu uma ação chamada “Reunião Rosa”, na tarde sexta sexta-feira (20) no auditório da Prefeitura.

O evento voltado a todos os servidores do prédio abrangeu um público de 164 pessoas, entre homens e mulheres. Eles participaram de uma palestra orientativa, proferida pelo médico ginecologista, obstetra e mastologista, Waldir Bento da Costa, que atua na rede municipal de saúde.

Na palestra, ele abordou pontos como identificação, prevenção, autoexame, diagnóstico, mamografia e tratamento da doença. Além da presença do profissional da saúde, a “Associação MTmama, amigos do peito”, instituição ativa no estado de Mato Grosso há quase dez anos, que trouxe alguns relatos de mulheres que foram beneficiadas e conseguiram vencer a luta contra o câncer de mama.

O Câncer de Mama é o segundo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele, sendo responsável pelo aumento de 28% por ano a cada novos casos. Vale ressaltar que este tipo de patologia pode atingir aos homens também, porém em menor incidência. Porém mesmo com um alto grau de incidência, as chances de cura chegam a 90% em caso de descobertas precoce da doença.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego explica que apesar de esta ser a primeira edição da “Reunião Rosa”, as expectativas da organização foram superadas em todos os aspectos.

“A pasta decidiu realizar esta ação como forma de promover a cidadania, além de ser fonte de informação e prevenção para muitas pessoas que estiveram presentes no evento hoje. Nós nos surpreendemos pelo volume de público presente, a expectativa era de prestigiar cerca de 100 pessoas, que é a capacidade que o local comporta, porém tivemos a presença de mais de 160, inclusive com a presença dos servidores homens, que vieram para prestigiar suas colegas de trabalho, suas esposas, mães, filhas, etc. Isto é muito gratificante”, exclamou.

Samaniego também explica que o resultado da ação foi motivador para a equipe da diretoria administrativa e financeira da Secretaria que foi a responsável pela organização do evento.

Ao final da reunião, foram realizados sorteios de produtos de maquiagem, de beleza, sabonetes, livros, bijuterias e chocolates, todos como forma de enriquecer ainda mais a ação e de agradecer à presença do público.