Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

27 de Outubro de 2010 13h25

Lécio Monteiro afirma ter planos para aumentar a proteção ambiental

27/10/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Indicação pessoal do prefeito Chico Galindo para assumir a Secretaria de Meio Ambiente do Municí­pio, o educador Lécio Monteiro, 33 anos, formado em Ciências Contábeis e Administração, está de malas prontas em Macapá-Amapá, onde residia, para retornar a Cuiabá nos próximos dias. Ele desempenha atualmente as funções de diretor-geral da União das Faculdades do Amapá, Estado que também enfrenta sérios problemas ambientais, alguns com certa semelhança aos vivenciados em Mato Grosso.

O
novo secretário municipal do Meio Ambiente adianta que tem certa experiência na área ambiental, adquirida nos lugares onde morou, São Paulo e Amapá."Trabalhei muito com gestão ambiental. Aliás, qualquer segmento, hoje em dia, precisa estar alinhado com o meio ambiente; é uma incumbência automática. Mas cada Estado tem suas peculiaridades nesse setor, apesar das várias semelhanças detectadas pelos órgãos ambientalistas. Se no Amapá enfrenta-se um certo tipo de desafio para conter o desmatamento, queimadas e outras depredações, em Mato Grosso isso é uma realidade rotineira, somada a vários outros dilemas que a natureza sofre cotidianamente", explicou.

Ele quer primeiro se inteirar sobre o que existe de projetos na Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá, para depois ultimar providências relacionadas aos programas em andamento. "Quero tomar pé detalhado da situação. Já temos uma ideia da linha operacional e administrativa do prefeito Chico Galindo. Trabalhar de forma articulada com as demais secretarias é efetivamente útil, pois facilita o alcance daquilo pretendido na sua integridade", pontuou ele.

Com base nessa proposta, analisa, as perspectivas são favoráveis a resultados promissores na área ambiental do Município. "Atender bem o contribuinte de Cuiabá, o cidadão, é o foco constante do gestor público, como um todo. Não adianta trabalhar isolado. Afinal, um secretariado engajado é muito mais forte".