Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / DAS 08H ÀS 11H

04 de Fevereiro de 2022 09h00

Horto Florestal mantém visitação no horário matutino em Cuiabá

04/02/2022

NATHANY GOMES

Luiz Alves

Arquivo

Um dos pontos turísticos mais tradicionais da Capital, o Horto Florestal Tote Garcia, situado na zona urbana, mais precisamente no bairro Coxipó da Ponte, encontra-se de portas abertas à população para visitação no período matutino (provisoriamente), das 8h às 11h, de segunda-feira a sexta-feira. No local, há árvores de diversas espécies brasileiras, transformando o local na casa de animais como macacos, aves, lagartos, cobras, entre outros.

Por outro lado, a finalidade do bosque não se restringe apenas a uma opção de lazer aos admiradores da natureza, mas sim um verdadeiro laboratório ao ar livre, utilizado para produção de pesquisas acadêmicas e incentivo à educação e preservação ambiental. Atualmente está sob os cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SMADESS).

Para 2022,  o local deverá ser  revitalizado e ganhará uma nova administração. O secretário Renivaldo Nascimento, adiantou que a meta do Executivo Municipal é dar continuidade às obras de melhorias, efetivando uma repaginada completa. "O horto é muito importante para nossa população e queremos aprimorar ainda mais, não somente para os acadêmicos, mas para rede municipal de ensino também, possibilitando aprendizagem das nossas crianças. Já estamos dando toda atenção necessária e os trabalhos vão seguir até serem totalmente finalizados, para melhor atender a todos", disse.

Sua principal atividade é desenvolvida por meio de trilhas, com a presença de um guia, ministrando palestras durante os percursos que relatam trechos da história da área florestal nativa e exótica, bem como suas curiosidades.

No ano passado, em razão da pandemia, apenas cinco escolas - público habitual, compareceram ao local. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os biomas existentes, ampliando seus conhecimentos sobre os temas relacionados ao ecossistema e sustentabilidade. Após o anúncio do retorno das aulas presenciais este mês no município, pela Secretaria de Educação, a expectativa é incentivar a prática das atividades extraclasses.

O horto em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), são os responsáveis pelo fornecimento de mudas aos programas paisagísticos da cidade, contemplando praças e canteiros centrais, além da distribuição gratuita aos frequentadores. Devido à crise sanitária e surtos gripais, estão mantidos apenas os trabalhos de produção. Desta forma, uma equipe de 20 profissionais atua na fabricação manual de espécies frutíferas e nativas, como por exemplo, goiaba, acerola, jabuticaba, pata de vaca, oiti, magro africano e ipês.

Contudo, possui ainda onze hectares, com trilhas ecológicas, vegetação e fauna da nossa região, também espécies da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, além de plantas excêntricas. 

A previsão é que após o achatamento da curva de contaminação, as entregas de mudas sejam retomadas, com a disponibilidade de até duas por pessoa.