Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / DEFESA ANIMAL

28 de Setembro de 2018 10h39

Exposição na Praça Alencastro marca as comemorações do Dia Mundial de Defesa Animal

28/09/2018

CAROLINA MIRANDA

Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial de Defesa Animal, celebrado em 04 de outubro, uma exposição será realizada na Praça Alencastro, a partir das 9h, como forma de chamar a atenção da população para a importância do tema e celebrar todas as formas de vida animal.

A ação promovida pela Diretoria de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está baseada na lei municipal aprovada recentemente, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que instituiu o Dia Municipal de Defesa Animal.

Roupinhas de animais, cup cakes, rações, camisetas e aquarelas, são alguns dos artigos que serão expostos. Além da participação da Polícia Ambiental e empresas especializadas em produtos veterinários e de  treinamentos para cães.

“Pensamos em promover esta exposição em praça pública como forma de despertar na população a conscientização sobre os casos de abandono e maus tratos, muito frequentes”, disse a diretora de Bem Estar Animal, Saula Ouverney.

Segundo ela, uma sociedade mais justa se constrói com pessoas mais sensíveis à dor do outro, pessoas que não ignoram o sofrimento do mais fraco! “Devemos respeitar, cuidar e amar!”.

Para aproveitar a data, os visitantes que quiserem, podem aproveitar e levar seu animal de estimação para vacinar. A unidade de Vigilância me Zoonozes também estará no local para vacinação antirrábica dos cães e gatos.

Comemorado no dia 4 de outubro, o Dia Mundial dos Animais foi instituído na cidade italiana de Florença, em 1931, durante uma convenção de ecologistas.

Na mesma data, comemora-se o dia de São Francisco de Assis, considerado, pela Igreja Católica, o santo padroeiro da natureza e padroeiro dos animais. Igrejas de todo o mundo reservam o domingo mais próximo da data para abençoar os bichos.