Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Semana do Meio Ambiente

03 de Junho de 2016 14h33

Estudantes coletam mais de três toneladas de garrafas plásticas durante a Gincana Ecológica

03/06/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A sexta edição da Gincana Ecológica conseguiu arrecadar mais de três toneladas de garrafas plásticas ao longo da Semana do Meio Ambiente. Esta conquista é fruto do envolvimento das 12 escolas municipais participantes e o resultado foi divulgado nesta sexta-feira (03), durante a manhã de lazer que marcou o encerramento do evento e a celebração do Dia do Meio Ambiente. A festa contou com a presença de 700 crianças, que comemoraram a data com muitas brincadeiras, guloseimas e trilhas ecológicas feitas dentro do Horto Florestal.

“Todo ano temos essa grandiosa festa, que reúne o ciclo de palestras, orientações e muitas atividades dinâmicas, tudo com o propósito de envolver nossas crianças nas questões ambientais tão cruciais que envolvem a nossa vida. Sou muito grato por poder participar da Semana do Meio Ambiente com o apoio das pastas municipais de Serviços Urbanos e Educação. Juntos temos desenvolvido um trabalho que vai além da prestação de serviços ao cidadão, mas sim de conscientização e formação de caráter dos mais novos. É nosso dever plantar essa sementinha do conhecimento e cuidado e hoje colhemos parte deste fruto, por meio do grande envolvimento dos alunos nesta missão”, afirmou Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Todo o material coletado já possui destino, sendo doado para a Cooperunião, a cooperativa de catadores de material reciclável que opera no aterro sanitário. Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, as atividades propostas pela Semana de Meio Ambiente por meio da Gincana Ecológica contribui para a vida destes profissionais e salientam o valor da reciclagem para as crianças participantes.

“Essa cooperativa tem realizado um grande trabalho que muitos de nós não vemos, mas é crucial para o ordenamento da nossa cidade. E quando trazemos crianças e adolescentes para esse universo, explicando todo o processo de reciclagem, sua importância e a necessidade de ponderar nossas posturas em relação ao descarte de lixo, abrimos os olhos dessa nova geração para aquilo que até então não fazia parte da sua vida. Toda a proposta que a gincana traz tem permitido que a consciência ambiental floresça nos corações dos pequeninos, os ajudando a compreender a dimensão que essa cultura tem na preservação da espécie humana”, revelou o gestor.

Além da revelação do montante total de material reciclado coletado pelos estudantes, a VI Gincana Ecológica premiou as três instituições municipais que reuniram a maior quantidade de garrafas PET. As três primeiras colocadas foram as EMEB’s Darcy Ribeiro (1.227 quilos), do Jardim Industriário; Constança Figueiredo ( Dona Bem Bem), do Jardim Fortaleza (400 kgs) e Maria Dimpina, do Coxipó  (360 kgs). Para o professor Sérgio Henrique Lacerda, da Escola Darcy Ribeiro, o título de primeiro lugar é reflexo de um intenso trabalho de formação  e postura de todos os alunos da unidade.

“Quando trouxemos a proposta da gincana para os alunos, percebemos que eles não conseguiam compreender a proporção do problema com descarte irregular de lixo que temos na Capital. Então decidimos realizar uma mobilização interna, explicando todos os fatores que norteiam esta questão e orientando-os a respeito da mudança mais importante, que é em nossa própria conduta. A partir disso, criamos uma gincana dentro da gincana, dividindo a escola em três grupos e os estimulando a realizar a coleta de garrafas plásticas. Os vencedores foram premiados com potes de sorvete e caixas de picolé. Esse estímulo permitiu que eles percebessem a

dificuldade que a cidade sofre, conforme perambulavam pelas ruas de seus bairros encontrando grandes quantidades de garrafas jogadas no chão, na grama e em terrenos baldios”, contou.

E para coroar o empenho das instituições vencedoras da gincana, a Prefeitura de Cuiabá premiou as três primeiras colocadas com troféus e kits esportivos. Além disso, uma televisão full HD de 39 polegadas foi presenteada ao aluno responsável por coletar o maior número de garrafas PET durante a competição. Para o estudante contemplado, Lorenzo Vasconcellos, poder participar da “brincadeira” foi bem divertido.

“Eu quis ajudar a nossa escola a vencer, então pedi ajuda para minha mãe para coletar muitas garrafas. Fiquei muito feliz com tudo que fizemos juntos”, contou Lorenzo. Para Sandra Vasconcelos, mãe do estudante de quatro anos da EMEB Darcy Ribeiro, o fundamental é o trabalho feito em equipe. “Os pais dos alunos se envolveram na gincana tanto quanto seus filhos. Caminhonetes e porta-malas de carros chegavam à escola repletos de garrafas. A mobilização foi tão intensa que até na minha vizinha recebi apoio. Os moradores da região me ajudaram, separando o material corretamente e deixando na minha casa. Estamos tão contentes que decidimos doar a televisão para a escola, pois não precisamos e sabemos que ela será extremamente útil para o corpo estudantil”, concluiu sorridente.