Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / MÊS DO MEIO AMBIENTE

06 de Junho de 2022 15h07

EMEB Irmã Maria Betty é a primeira contemplada do projeto Semeando o Futuro

06/06/2022

NATHANY GOMES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Escola Municipal da Educação Básica (EMEB) Irmã Maria Beth, foi a primeira unidade de ensino a ser contemplada pelo projeto Semeando o Futuro, de autoria da Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS). As atividades foram realizadas na manhã desta segunda-feira (6), no bairro Novo Mato Grosso e seguem durante todo o mês de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (05).  

Alunos de quatro a 13 anos de idade, subdivididos em oito turmas, desde a pré-escola ao ensino fundamental, participaram do plantio de mudas das espécies do cerrado, como por exemplo, ipê rosa, ipê amarelo, pata-de-vaca, entre outras. 

O programa tem como intuito incentivar o senso de responsabilidade ambiental coletivo dos discentes, a partir do compromisso com a semeadura até os cuidados das árvores nativas nos pátios das unidades de educação. 

"Estamos aqui em mais uma ação pela vida, em benefício do nosso meio ambiente, onde cada turma da escola tem agora uma árvore para cuidar e zelar, acompanhando de perto o crescimento de cada uma delas. Esse é um ensejo da Diretoria de Gestão Ambiental que preza pela humanização e compromisso com o meio ambiente", disse o secretário Renivaldo Nascimento. 

A diretora da escola, Flávia Magalhães, pontuou que a arborização do ambiente externo refere-se a um desejo antigo da administração interna, a contar da data em que receberam o prédio totalmente reformado pela Gestão Emanuel Pinheiro, disseminando a cultura da sustentabilidade para dentro das salas de aula. 

"Sempre tivemos esse desejo de ocupar esse local e poder ministrar conteúdos práticos. O prefeito nos entregou uma escola nova e moderna e nada mais justo que os estudantes participem dessa reestruturação também", completou. 

Matriculada no 6º ano, Stefany afirmou que está muito contente em poder participar desse momento, classificado por ela como único. "Estou muito feliz em poder aprender mais sobre o meio ambiente ao lado dos meus colegas, algo tão importante não somente para Cuiabá, mas para o mundo", disse. 

Desde de 2017, o Executivo Municipal vem trabalhando para resgatar o título de 'Cuiabá Cidade Verde', por meio da elaboração de iniciativas voltadas à área ambiental. A programação se estende até o próximo dia 21. Inicialmente, 10 escolas foram selecionadas, localizadas em diversas regiões da cidade. 

Estiveram presentes, a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli e o diretor de Gestão Ambiental, Felipe Vieira.