Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / 8°GINCANA ECOLÓGICA/ DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 de Junho de 2018 16h50

EMEB Gracildes Melo Dantas e Octayde Jorge da Silva vencem 8ª Gincana Ecológica

05/06/2018

MARIA BARBANT e ANDRESSA SALES

Jorge Pinho

Arquivo

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Gracildes Melo Dantas e Octayde Jorge da Silva foram as grandes vencedoras nas categorias pequeno porte (com até 500 alunos) e grande porte (com mais de 500 alunos), da 8ª Edição da Gincana Ecológica, realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Juntas, elas recolheram mais de três toneladas de embalagens plásticas recicláveis. Os segundos lugares das duas categorias ficaram com a EMEB Pe. Raimundo Pombo, que recolheu 1.039 toneladas, e a EMEB Senador Gastão de Matos Muller, com 1.318 toneladas de embalagens recolhidas.

A premiação aconteceu na manhã desta terça-feira (5), no Parque das Águas, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Cerca de 680 alunos da rede municipal representaram as 17 unidades escolares participantes.“Cada ação da Prefeitura, individual ou coletiva, reflete em resultados positivos para a preservação do meio ambiente. Atualmente, temos trabalhado fortemente com o plantio de árvores e mudas, a recuperação das nascentes dos nossos rios e das áreas degradadas, entre outras atividades que, de modo geral, impactarão no futuro das novas gerações”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Juares Samaniego.
Este ano, a Gincana Ecológica teve como tema “Cuiabá rumo aos 300 anos, cuidando das águas” e mobilizou mais de 8 mil alunos, que recolheram 8.073 toneladas de garrafas plásticas recicláveis em apenas dois meses de atividade. “Este consagrado evento já faz parte do calendário escolar e por isso fica para nós a missão de inovarmos, trabalhando nesses jovens e crianças a responsabilidade social, no sentido de construção do futuro”, disse o secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos.
Realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos, a celebração contou com a  parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional de MT) e das empresa Agro Amazônia e Amaggi.
“Não só retiramos toda essa quantidade de resíduos sólidos que iria para o aterro sanitário, como estamos dando uma nova vida para este material. Além disso, ao destinarmos este montante para os catadores de materiais recicláveis do município, fomentamos o trabalho desempenhado pela categoria. Estamos muito contentes em estarmos aqui com tantos jovens buscando a transformação do nosso meio ambiente”, ressaltou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Um dos destaques da EMEB Gracildes Melo Dantas, o aluno Elias Ferreira, 10, do 4º ano, contou que teve a ajuda de amigos e conseguiu recolher seis bags lotados de recipientes descartáveis. “Conversamos com as pessoas, para que elas não deixassem as garrafas plásticas e o lixo acumulados em casa e para que também não jogassem nas ruas”, disse ele.
“Estamos muito satisfeitos. Foi maravilhoso”, salientou a diretora da EMEB Gracildes Melo Dantas. Completando seu raciocínio, a professora Maria do Carmo Martins pontuou seu entusiasmo, mediante a vitória alcançada. “Tanto a escola inteira, como a comunidade se envolveram. Percebemos as mudanças nas crianças, que de fato estão mais conscientes e ajudando a cuidar do meio ambiente. E a partir desse resultado, estamos adotando a proposta no nosso projeto pedagógico”, contou.
A diretora da EMEB Cel. Octayde Jorge da Silva, Dalila Pereira Arantes Aguiar, destacou a importância da iniciativa na formação dos alunos. “Nós incentivamos as crianças e elas entenderam que devemos  nos unir à pessoas que estão dispostas a cuidar e preservar o meio ambiente. Houve uma participação intensa dos nossos estudantes, que estiveram junto à comunidade, nas casas das pessoas, não só para recolher as garrafas recicláveis, mas também para levar orientações”, destacou ela, lembrando que os professores trabalharam várias questões em classe, como a durabilidade dos materiais que são jogados natureza  e a questão dos símbolos.
Samuel Gomes, do 6º ano, falou sobre as atividades que foram realizadas durante a gincana, que foram além das palestras, estimulando os alunos a limpar terrenos baldios e a conversar com a comunidade. “As pessoas jogam lixo na rua e nem percebem, isso pode causar acidentes, além de poluir os rios e as matas. Precisamos ficar atentos para tirar o lixo e as embalagens plásticas do meio ambiente”, disse ele.
“Essa edição foi um recorde e com o engajamento de todos foi possível recolher 8,37 toneladas de resíduos plásticos. Temos que parabenizar muito a todos os profissionais da educação que estimularam as crianças a praticar esse ato de melhoria para o meio ambiente”, concluiu a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado.

Gincana Ecológica
Durante a oitava edição da Gincana Ecológica, foram recolhidas 8.073 toneladas de resíduos plásticos recicláveis. O valor corresponde a mais que o dobro do ano passado, quando foram recolhidas 3.479 toneladas.
Desde que começou a ser realizada em 2010, já foram recolhidos um total de 30.405  toneladas de resíduos plásticos recicláveis,com a participação de mais de 60 mil alunos.

Premiação
As unidades educacionais vencedoras nas duas categorias receberam troféus, uma televisão (cada), kits esportivos, 40 mochilas e uma aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 40 alunos que serão selecionados pela unidade escolar. As escolas que ficaram em 2º lugar foram contempladas com a mesma premiação, exceto a TV. Todas as embalagens recolhidas pelas unidades escolares participantes foram doadas a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.