Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / CONSCIENTIZAÇÃO

22 de Março de 2018 13h47

Em comemoração ao Dia Mundial da Água alunos da rede municipal de ensino visitam uma nascente preservada

22/03/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Cerca de 75 alunos da EMEB Coronel Octayde Jorge, localizada no bairro Tancredo Neves, tiveram uma aula diferente no Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22). O grupo fez uma visita a uma nasceste que está inserida na sub-bacia do córrego Gumitá, localizada no bairro Morada do Ouro.

A caravana saiu da escola logo cedo, às 07h da manhã. Durante o passeio a ideia de preservação da água e do meio ambiente foi abordada pelos educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Esperamos que daqui há alguns anos esses alunos tenham a percepção de que as ações de educação ambiental tem basicamente o objetivo de orientar e alertar sobre a necessidade de proteção dessas poucas áreas existentes, chamando à atenção para a sensibilização da causa levando em consideração a escassez de água em regiões da capital”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

Dada a importância da água para nosso planeta e para a nossa vida, o Dia Mundial da Água é uma data comemorativa muito importante para educação infantil.
“É um momento de extrema importância, no qual estamos trabalhando a questão da preservação do meio ambiente mostrando aos alunos na prática as nascentes dos rios e como as elas vão desaguando.  Além disso, abordamos com eles como podemos contribuir e continuar conservando a água potável, ainda mais porque ela está tão próxima de nós”, explicou a diretora da EMEB, Dalila Arantes.

A previsão é de que sejam plantadas cerca de 3.500 novas árvores só nesta área ainda neste primeiro semestre.

“Essa ação é uma grande parceria com o Ministério Público, onde estamos fazendo um trabalho de recuperação dessas nascentes, eliminando esgoto, recuperando a vegetação natural dando vida ao que anteriormente estava morrendo e dando lugar a lindo parque com espaço para caminhada, academia ao ar livre, pista de ciclismo, iluminação, formando um conjunto de ações cujo objetivo principal é preservar a nascente e recuperar a vegetação natural que nela existia”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Ao final do passeio cada aluno foi presenteado com um Kit do Instituto Ação Verde, com saquinho de lixo e caneca.