Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / BALANÇO

10 de Maio de 2022 06h00

Diretoria de Bem-Estar Animal registra mais de 300 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano

10/05/2022

NATHANY GOMES

Gustavo Duarte

A Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), vinculada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), registrou, logo nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 300 atendimentos à população em favor da causa animal, incluindo castrações, acolhimentos, resgates, tratamentos clínicos e adoções. 

É o que ilustra o recente caso do cachorro 'Fabinho', vítima de maus-tratos, registrado na Região Norte da capital, acolhido pela Pasta, a qual foi acionada com auxílio dos protetores de animais independentes. Rapidamente, uma equipe profissional se deslocou ao endereço e encontraram um pet abandonado, com sinais de estrangulamento no pescoço, oriundo do uso irregular de aço. Ele  recebeu todo cuidado médico e tratamento adequado em uma clínica de saúde, conveniada à Prefeitura de Cuiabá, mas em razão da gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito neste fim de semana. O seu tutor ainda não foi identificado. 

Com a finalidade de combater os crimes desta natureza no município, o prefeito Emanuel Pinheiro, no início deste ano, sancionou a lei nº 6.746/22, que determina, após a identificação dos agressores de animais, que sejam responsáveis pelo pagamento das despesas veterinárias recorrentes da violência gerada, bem como a obrigatoriedade de ressarcimento ao erário, pertinente aos custos relativos aos serviços prestados. As fiscalizações serão coordenadas pela SMADES e supervisionadas pelo DBEA em conjunto com o Poder Judiciário.  

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou que circunstâncias como essas ainda são predominantes na cidade e pediu a colaboração da população. "Não podemos deixar que nossos bichinhos sejam vítimas da maldade humana. Hoje, temos a  Diretoria de Bem-Estar Animal que atua acontecimentos como estes, desenvolvendo diversos serviços serviços, de resgates, denúncias, adoção, castração e muitos outros. Sancionei uma lei e assim vamos manter até que eles tenham todo o cuidado e tratamento dignos", disse o gestor. 

A diretora, Beatriz Del'Isola, pontuou que o atendimento ao Fabinho gerou grande comoção entre os servidores e enalteceu a parceria junto às instituições filantrópicas que atuam em provimento da causa. "Fizemos tudo o que podíamos para salvá-lo, mas infelizmente não foi possível. Fabinho é apenas mais um, das diversas denúncias que chegam até nós. Pedimos a sensibilidade da sociedade para que cuidem e zelem pela vida dos seus animais, seres indefesos que precisam apenas de amor e carinho", completou. 

Em 2022, duas feiras de adoção voluntária de animais foram realizadas pelo Executivo Municipal, onde mais de 60 cachorros e gatos foram agraciados com um novo lar, chamando atenção para conscientização coletiva.  A  Diretoria de Bem Estar Animal funciona no Palácio Alencastro e atua por meio do contato: 0800 647 7755, no horário das 08h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.