Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / TRABALHO E COMPROMISSO

04 de Julho de 2022 10h40

Diretoria de Bem-Estar Animal fecha primeiro semestre de 2022 com mais de 600 atendimentos prestados

04/07/2022

NATHANY GOMES

Davi Valle

Arquivo

A Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), prestou mais 600 atendimentos prestados à população, o que compreende castrações (310); resgates (82); assistência médica veterinária (70) e denúncias (166), no período de janeiro a junho. 

Para reforçar as ações, em maio deste ano, a Prefeitura de Cuiabá lançou as obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, destacando a capital ao anunciar a construção de uma unidade pública destinada ao  atendimento de animais domésticos (cães e gatos). A iniciativa é fruto do projeto idealizado pela prmeira-dama, Márcia Pinheiro,

Ao longo de cinco anos, o prefeito de Cuiabá,  Emanuel Pinheiro, sancionou sete leis em favor dos bichinhos, atendendo a diferentes especificidades, desde a garantia da segurança em estabelecimentos privados do setor até punições mais severas aos agressores. Além disso, editou o decreto municipal 9.084/22, que estabelece a criação do Banco Emergencial de Rações que irá refletir no auxílio aos protetores independentes e instituições filantrópicas, por meio da colaboração voluntária da iniciativa privada do segmento. 

"São melhorias já implantadas e com resultados a curto, médio e longo prazo. A causa animal é defendida nessa gestão e tratada com respeito”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento.

As feiras de adoção ao ar livre, uma das estratégias usadas para a aproximação e conscientização do público, figuram como importantes estratégias. Três edições já foram realizadas na Praça Alencastro, região central, e  passaram a fazer parte das agendas populares e possibilitaram que mais de 80 animais, entre eles, cães e gatos, conquistassem um novo lar, acompanhadas da oferta dos outros serviços como vacinação e palestras.