Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / OUTUBRO ROSA

22 de Outubro de 2018 14h00

Dia 26 de outubro será marcado por ações voltadas à luta contra o câncer de mama

22/10/2018

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) promove no dia 26 de outubro, às 15 horas, no auditório da Prefeitura de Cuiabá, a 2ª Reunião Rosa que vai abordar essa importante causa, que é a prevenção e se possível o diagnóstico precoce do câncer de mama para alcançar sucesso no tratamento.

Uma palestra orientativa irá abordar sobre as formas de prevenção, cuidados, sintomas, tratamento, entre outros. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por aproximadamente 28% dos casos novos da doença. “Com isso, a nossa proposta é promover a cidadania por meio de ações educativas e de sensibilização da população, nesse caso sobre a importância do cuidado e possível suspeita do surgimento da doença”, comentou om secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

E como já é de conhecimento amplo da população, a cor rosa é a que simboliza o mês de outubro, sendo este todo voltado com ações e atividades educativas alusivas ao tema. Para tanto, se possível, que venham vestidos com uma peça na cor rosa para que juntos possamos formar uma corrente de luta contra a doença.

Além da palestra, outras atividades foram programadas para este dia 26. Numa parceria com o MT Mama, das 09 às 17 horas, na praça Alencastro, haverá orientação para aqueles que passarem pelo local e uma rica exposição com vendas de produtos que terão a venda revertida para aquelas pessoas assistidas pela Entidade. Além disso, a Justiça Comunitária também se fará presente com serviços gratuitos de solicitações de 2º via de documentos, orientação jurídica e inscrição e qual documentação necessária para aqueles que tiverem interesse em participar do Casamento Comunitário.

Serviços de cuidados com a saúde serão ofertados pelos alunos do CETEM como aferição da pressão arterial, orientação sobre hipertensão e diabetes, triagem sanguínea, design de sobrancelhas e massagem, além de informações sobre prevenção e combate à doença. “Estão todos convidados. Vamos juntos formar essa grande rede de luta contra o câncer”, finalizou Juares.