Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / CONGRESSO

11 de Fevereiro de 2019 13h30

Cuiabá recebe maior encontro de saneamento básico do Brasil

11/02/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Cuiabá foi escolhida como a cidade sede do maior encontro municipalista da área de saneamento básico. Trata-se do 49º Congresso Nacional de Saneamento, que será realizado entre os dias 6 e 10 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal. A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil participem do encontro promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e apoiado pela Prefeitura de Cuiabá. 

O evento marca os 35 anos de existência da organização e também celebra os 300 anos de Cuiabá. O congresso trará importantes debates em mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposição de tecnologias e feira, com mais de 50 estandes. A programação conta também com a 3ª edição do Prêmio Startup Assemae, que selecionará projetos ou planos de negócios direcionados ao desenvolvimento de tecnologias. 

“A Prefeitura tem total interesse em participar de forma ativa. É algo que estávamos buscando e já havíamos até solicitado para a Assemae que o Congresso fosse trazido para Cuiabá. Estamos executando um plano que prevê um investimento de R$ 228 milhões, até o fim de 2019, nesse campo. Também estamos em um período de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Então, o Congresso vem ao encontro daquilo que estamos desenvolvendo e tenho a certeza que irá nos ajudar a continuar evoluindo”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, o Congresso se consolida a cada ano como um dos principais fóruns de debate para as políticas públicas de saneamento básico, reunindo municípios de todas as regiões do Brasil. Ele conta que diversos municípios vizinhos já estão com caravanas programadas para o evento, que acontece pela primeira vez na região Centro-Oeste.

“Teremos uma edição especial em Cuiabá, celebrando a histórica contribuição da Assemae para os avanços do saneamento básico. Vamos debater, de forma eficiente, a política de saneamento nacional. Por isso, convido todos os profissionais, gestores e técnicos do setor a participarem conosco”, acrescenta o presidente.

As inscrições para o 49º Congresso Nacional de Saneamento estão abertas desde o dia 18 de janeiro e segue até o dia 28 de fevereiro. Para se cadastrarem, os interessados devem acessar o link http://www.assemae.org.br/congressonacional e clicar no botão “Inscrições Aqui”, localizado no canto superior direito do site.