Comunicação / NOVEMBRO AZUL

12 de Novembro de 2018 16h28

Prefeitura realiza evento de conscientização acerca do câncer de próstata

12/11/2018

JULIA MILHOMEM

A Prefeitura de Cuiabá realiza, no próximo dia 21, uma ação voltada a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem. O Evento vai acontecer no auditório da prefeitura, a partir das 8 horas da manhã, e contará com a palestra do médico urologista Newton Tafuri.

De acordo com o médico, eventos como este é de grande importância por que faz um alerta aos homens a se conscientizarem sobre o assunto. Para Newton, ainda existe uma grande parte do sexo masculino que tem certa resistência quando se fala sobre câncer de próstata, porém com tanta divulgação sobre o tema, a procura e o cuidado tiveram um aumento significativo.

"Atualmente os homens já procuram um especialista para tirarem suas dúvidas, antigamente esta procura era mínima e na maioria dos casos, quando se procuravam um especialista o câncer, já estava em estágio avançado. Agora a história é outra. Geralmente, depois de uma palestra, alguns homens me procuram pra tirarem dúvidas e depois vão até o consultório’’, revelou Newton.

O movimento internacional “Novembro Azul” foi criado com base no Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, com o objetivo de incentivar o público masculino a fazer exames preventivos e cuidar da saúde. Realizada em todo o mundo, a campanha tem ajudado a diminuir os números de mortes causados por este tipo de câncer. Quando mais cedo verificado, mais chance de cura o portador da doença terá.

Segundo o Secretário de Inovação e Comunicação, Junior Leite, a ideia deste tipo de ação cumpre exatamente a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que é levar as informações necessárias e a valorização, tanto da população quanto do funcionário público. Ele destaca que o departamento de Endomarketing da prefeitura, realizou no mês de Outubro, um evento abordando sobre o câncer de mama e, neste mês, a iniciativa é conscientizar os homens sobre câncer de próstata. "É louvável a abordagem de um evento como este, discutindo um tema tão importante para a saúde do homem. Cada vez mais os paradigmas são quebrados e as dúvidas são esclarecidas, principalmente quando se tem pessoas capacitadas para falarem sobre este tema, no caso os médicos da Santa Casa de Misericórdia’’, afirmou o secretário.