Comunicação / OPORTUNIDADE

30 de Outubro de 2018 09h50

Curso Preparatório Comunitário chega a reta final com mais de mil alunos atendidos

30/10/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Gustavo Duarte

Com aulas ministradas por professores de alto nível e possiblidade de interação com conteúdo online, alunos no Curso Preparatório Comunitário (CPC), chegam à reta final do ano letivo nas semanas que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Reestruturado pela atual administração, o projeto foi lançado em maio deste ano e atendeu mais de 1.000 alunos de baixa renda, por sete diferentes pontos da Capital. As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro.

A formação é uma complementação escolar feita na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e contou com turmas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), hospedado no portal oficial do CPC.

“O curso já existiu em outras gestões, mas foi extinto e retomado agora com esta nova proposta. Por meio do EAD, dezenas de alunos, que por diferentes motivos não poderia se deslocar, tiveram acesso a preparação de qualidade para o Enem. Isso reforça nosso compromisso com a população cuiabana, sobretudo com aqueles que mais precisam e que, mesmo diante de todas as dificuldades, lutam por um futuro melhor”, disse o prefeito.

De acordo com o titular da pasta de Inovação e Comunicação, Júnior Leite, os participantes precisaram comprovar que estavam matriculados 3º Ano do Ensino Médio ou curso equivalente, em escolas da rede pública ou privada - desde que fossem bolsistas. Além disso, não foi permitida a inscrição de alunos com formação de nível superior ou que estivessem cursando alguma faculdade na data da inscrição do processo.

“Neste contexto é importante destacar que 10% das vagas foram garantidas para funcionários ou filhos de funcionários públicos. Além disso, 5% das oportunidades corresponderam ao interesse de pessoas com algum tipo de deficiência”, diz.

Criado por intermédio da Secretaria de Gestão e da Secretaria de Inovação e Comunicação, o CPC foi inspirado em um modelo híbrido que trouxe um sistema inovador para o estudante, aliado a um grupo de professores experientes. De olho nos parâmetros do Exame, eles utilizaram uma metodologia de ensino baseada nas quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências de Matemática, Códigos de Linguagem e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

O coordenador do CPC, professor Cláudio Taques, destaca que, embora a primeira etapa da prova seja realizada neste domingo (4), as aulas se estenderão até o dia 9 de novembro, antecedendo a segunda fase do Enem. “Nas aulas da semana que vem focaremos apenas no conteúdo específico para o segundo dia de provas, que cobra conteúdos da área das exatas”, afirma.

As aulas, ministradas majoritariamente no período noturno (de 19h às 22), aconteceram na Escola Estadual Presidente Médici, no centro; Escola Estadual André Avelino, no CPA I; Escola Professor Rafael Rueda – CAIC , no Pedra 90; no Centro Comunitário do bairro 1º de Março; no Centro Cultural Silva Freire, no Coxipó; e na Universidade de Cuiabá (Unic), no Jardim Europa.