Comunicação / COROAÇÃO

08/02/2019

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

A Orla do Porto foi tomada por uma mistura de samba, cururu e siriri, na noite desta quinta-feira (7). Em uma festa cheia de cores, a Prefeitura de Cuiabá realizou a escolha do Rei e Rainha do Carnaval dos 300 Anos. Ao som da bateria do Bloco Império de Casa Nova e também do grupo Flor Ribeirinha, Daniel Victor e Izzy Lima foram coroados para representar a cidade tricentenária neste Carnaval.

Emocionados, os vencedores receberam as faixas e expressaram um pouco da emoção de fazerem parte do marco de uma nova era para a capital cuiabana. Com 25 anos, o rei momo da folia 2019, Daniel Victor, conquistou os jurados com sua simpatia e amor por Cuiabá.

“É um momento de muita felicidade. A gente, que ama o samba e a cidade, sonha com esse espetáculo grandioso que é o carnaval. Então, a palavra é gratidão. Gratidão pela confiança e oportunidade de fazer parte dessa festa linda e representar a Capital no ano do seu tricentenário”, ressaltou o Rei.

Professora de capoeira, 39 anos e representando o Bloco carnavalesco Unidos do Araés, Izzy falou de sua preparação e o que significa receber essa importante missão. “Estou muito honrada em ter sido escolhida para ser a Rainha dos 300 Anos. Isso significa para mim, o reconhecimento de todo um esforço de anos de ensaio e investimento. Agradeço a todo povo cuiabano e prometo honrar essa confiança que estão depositando em mim”, expressou a Rainha.

Acolhendo as palavras de agradecimento, o gestores municipais, responsáveis pela organização do Carnaval 2019, os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e a extraordinária dos 300 Anos, Cely de Almeida, reiteram sobre a relevância da festa para preservar as raízes locais, sendo essa uma das determinações do prefeito Emanuel Pinheiro.

“O prefeito não abre mão de fomentar as tradições da cidade que ele e nós todos amamos. Essa festa é símbolo da ‘cuiabania’ e, por isso, não poderíamos chegar no ano dos 300 Anos sem tê-la no calendário. Porque o carnaval cuiabano é uma linda mescla do samba com a cultura local, “disse Cely.

“E isso faz da nossa folia uma das mais acolhedora desse país, sem dúvida. Quero agradecer a todos que vieram prestigiar esse espetáculo maravilhoso e também parabenizar, independente de vencedor, esses meninos e meninas que se propuseram a participar”, acrescentou Vuolo.

No total, 20 candidatos, entre homens e mulheres, desfilaram na passarela. Desses, 10 foram escolhidos pelo corpo de jurados para a semifinal. Para a coroação, o corpo de jurados analisou os quesitos: Desenvoltura (atitude, postura, simpatia e elegância) e Apresentação (criatividade e empolgação).

Toda produção do evento foi feita por Edson Guilherme, coordenador responsável pelo Carnaval dos 300 Anos. “Só tenho a agradecer por ter sido escolhido para estar à frente da organização. Márcia e Emanuel vêm desenvolvendo um lindo trabalho e sempre valorizando os profissionais locais. Isso, para nós que lutamos diariamente pela cultura, é uma vitória. Muito obrigado mesmo”, agradeceu Edson.

Além da coroação, os representantes oficiais do Carnaval receberam uma premiação no valor de R$ 4 mil para o Rei e R$ 6 mil para a Rainha.

A festa também contou com apresentações do Bloco das Divas e da cantora de Manaus, que visita Cuiabá, Célia Moreno.