Comunicação / SOLIDARIEDADE

03 de Dezembro de 2018 17h10

Campanha de doação de sangue acontece na próxima semana

03/12/2018

Julia Milhomem

Em um ato de solidariedade e pensando no próximo, a Prefeitura de Cuiabá, lançou a campanha “O Melhor Tipo é o Seu”, que tem como principal objetivo conscientizar os servidores municipais sobre a importância da doação de sangue, principalmente neste final de ano, época em que ocorre uma diminuição significativa nas bolsas de sangue. Na próxima Segunda-feira (10) e Quarta-Feira (12) o ônibus do Hemocentro ficará disponível para todos os servidores que quiserem fazer a doação de sangue, a partir das 8h, na Praça Alencastro.

De acordo com o secretário de Inovação e Comunicação (Sicom), Junior Leite, a atual administração da Prefeitura de Cuiabá tem se preocupado em envolver o funcionalismo público nessas campanhas.

“É determinação do prefeito Emanuel Pinheiro levar até o servidor público, mecanismo para envolvê-lo nessas campanhas importantes. Informamos a importância da prevenção do câncer de mama, em outubro, de próstata, em novembro, e encerramos o ano com essa mensagem para a doação de sangue que é muito importante para salvar vidas. Então, a Sicom está encarregada de direcionar o servidor para uma conscientização acerca dessas campanha nacionais e até internacionais”, frisou.

Para a gerente de doação de sangue do Hemocentro, Gian Carla Zanella, esta iniciativa da Prefeitura de Cuiabá é de extrema importância, uma vez que permite a proximidade do hemocentro com as pessoas. Ela destaca que muitas vezes as pessoas deixam de fazer uma doação por não terem tempo para ir até a sede. Essa ação de trazer o ônibus para junto da população e dos servidores é de grande valia. “Às vezes na correria do dia a dia a pessoa não consegue vir até o hemocentro e o ônibus está disponível para que haja esta integração. Diariamente no centro da cidade o fluxo de pessoas é grande e desperta na maioria deles ao verem o ônibus, a intenção de fazer a doação de sangue.’’, frisa.

Doar é rápido e simples

Todos os tipos sanguíneos são importantes para o MT-Hemocentro, mas os candidatos a doadores de sangue precisam conhecer as seis prerrogativas importantes antes de efetuarem a doação:

- Estar Saudável - o doador precisa entender que o sangue dele, em 48 horas será transfundido em alguém que está muito doente ou em vias de morte. Ou seja, o doador não pode, por exemplo, nem mesmo estar com um simples resfriado para poder doar;

- Apresentar documento oficial com foto, válido em território nacional (CNH, RG, CTPS, Passaporte, por exemplo);

- Ter entre 16 a 69 anos (menores devem estar acompanhados por um dos pais ou responsáveis e maiores de 60 já devem ter efetuado ao menos uma doação);

- Ter o peso acima de 50 KG;

- Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação;

- Dormir pelo menos seis horas ininterruptas na noite anterior à doação.