05 de Março de 2014 13h54

05/03/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá inaugura nesta quinta-feira (06) a obra de reforma geral da escola municipal de educação básica Eugênia Pereira de Mello, às 9 horas. A obra da unidade de ensino, realizada por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação, é a segunda a ser inaugurada este ano.

Para a reforma geral da escola – infraestrutura, mobiliários e equipamentos - a Prefeitura de Cuiabá investiu pouco mais de R$ 1 milhão em recursos próprios.

A reforma geral da escola incluiu troca de toda a cobertura, com a instalação de telhado termoacústico; substituição do muro da entrada principal por telas galvanizadas; ampliação do espaço destinado ao Programa Mais Educação; adequação dos sanitários para portadores de Necessidades Especiais (PNE); reforma do refeitório, cozinha, biblioteca, sala de informática e das cinco salas de aula, que também receberam revestimento cerâmico.

A escola também ganhou nova fachada, reforma completa das instalações elétricas, hidráulica e sanitária; reforma do playground e execução de paisagismo.

Histórico - A Escola Municipal de educação Básica Eugênia Pereira de Mello foi criada através do Decreto Lei Nº 1485 de 30 de junho de 1986, na gestão do prefeito Estevão Torquato da Silva e da secretária municipal de Educação Serys Marly Slhessarenko.

Conforme informações de moradores mais antigos da região, a obra da escola começou em 1985 e foi executada em um local onde funcionava um campo de futebol.

O nome da escola foi escolhido em uma eleição realizada com a comunidade. Três nomes foram colocados em votação, mas a de dona Eugênia foi o mais votado.

Dona Eugênia Pereira de Mello nasceu em 1898 nas proximidades da Figueirinha, hoje Parque Cuiabá. Em 1950 mudou-se para o Arraial das Corujas, hoje jardim Vista Alegre. Ela era muito conhecida no bairro por ser benzedeira e cuidar de algumas crianças do bairro para as mães trabalharem fora. Dona Eugênia faleceu no mesmo ano de criação da escola, em 1986, aos 88 anos de idade.

Atualmente a unidade escolar atende cerca de 200 alunos, matriculados na pré-escola. A escola tem como equipe gestora Loudenir Ferreira (diretora), Lourdes de Fátima (coordenadora) e Jairo Fernandes (secretário).

A escola está localizada na rua 13 de Maio, no bairro Vista Alegre, região do Coxipó da Ponte.